Piastri acusa a Red Bull de “quebrar claramente” as regras

sexta-feira, 18 de outubro de 2024 às 9:11

Oscar Piastri

Oscar Piastri sugeriu que a Red Bull alterar secretamente a altura do carro entre a classificação e a corrida “claramente” viola o regulamento da Fórmula 1.

Na preparação para o GP dos Estados Unidos em Austin, surgiu um relato de que uma equipe estava usando um sistema para ajustar a altura da parte frontal do assoalho de seu carro.

Logo foi revelado que a Red Bull era a equipe que estava utilizando o dispositivo, mas os atuais campeões mundiais confirmaram que estavam discutindo o assunto com a FIA e fariam mudanças em seu monoposto.

A Red Bull está envolvida em uma briga pelo título com a McLaren, com esta última liderando o campeonato de construtores com 41 pontos de vantagem.

Explorar os limites do regulamento técnico é comum na F1, mas Piastri sugeriu que o dispositivo da Red Bull vai longe demais.

“Eu não sabia que a Red Bull admitiu isso”, disse Piastri à mídia. “Eu realmente não quero me envolver, não sei muito sobre isso”.

“Obviamente, estamos forçando os limites do regulamento técnico, todos estão. A F1 é assim – mas pelo que ouvi e me disseram, algo assim não está forçando os limites. Está claramente quebrando-os”.

O companheiro de Piastri, Lando Norris, expressou esperança de que a descoberta do sistema possa ajudar a solidificar a posição da McLaren no topo da hierarquia.

Enquanto Norris minimizou a importância do dispositivo, Piastri afirmou que ele só pode ser considerado ilegal pela FIA.

“Não ouvi em qual carro está, se está em algum – obviamente, há relatos sobre isso”, disse ele. “Se é algo que está sendo usado, claramente não está forçando os limites. Está saindo da área cinzenta e entrando na área preta”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.