Pato O’Ward resiste a Palou e é o primeiro vencedor da era híbrida em Mid-Ohio

domingo, 7 de julho de 2024 às 16:45

Pato O’Ward

Pato O’Ward resistiu à forte pressão de Alex Palou durante a etapa de Mid-Ohio da Fórmula Indy para vencer por menos de meio segundo. A McLaren arrebatou a vitória da Ganassi depois que Palou liderou os dois primeiros trechos da corrida. Um rápido pit stop final para O’Ward o colocou à frente do pole position.

Palou foi implacável em sua perseguição a O’Ward nas últimas voltas da corrida. O carro quase se afastou dele na curva 13, faltando 13 voltas para o final, dando a O’Ward uma breve pausa, mas depois de meia dúzia de voltas o carro da Ganassi estava colado em sua asa traseira mais uma vez.

A situação de O’Ward tornou-se mais precária quando ele atacou Kyffin Simpson, companheiro de equipe de Palou, que não estava disposto a perder uma volta. Com Agustin Canapino na frente recuando para economizar combustível – e eventualmente acabando na última volta – e seu companheiro de equipe Romain Grosjean voltando à pista quando a fila de retardatários chegava, O’Ward não teve oportunidade de relaxar enquanto eles corriam para a bandeirada.

Ele não errou um centímetro até a curva final, onde derrapou dramaticamente enquanto acelerava em direção à linha de chegada. Palou ficou aquém quando a Chevrolet venceu a Honda na primeira vitória da era híbrida da Indy.

O’Ward conquistou sua segunda vitória do ano, a outra vindo depois que Josef Newgarden foi desclassificado na abertura da temporada semanas após sua conclusão. “Sei que vencemos St Pete, mas esta é uma vitória de verdade”, disse um O’Ward entusiasmado depois.

Scott McLaughlin – o único piloto da Penske a terminar entre os 10 primeiros – juntou-se a eles no pódio, seguido por Colton Herta da Andretti e Marcus Ericsson. Alexander Rossi ficou em sexto, à frente de Christian Lundgaard, Kyle Kirkwood, Christian Rasmussen e Santino Ferrucci.

Tendo se classificado em terceiro lugar em sua segunda participação pela Meyer Shank, David Malukas caiu para 12º, atrás de Will Power na bandeirada. O outro Penske de Newgarden ficou em 25º depois de cumprir duas penalidades por excesso de velocidade no pit lane, a segunda das quais incorrida durante o cumprimento da primeira.

Scott Dixon foi o único abandono relacionado ao híbrido, com os 26 carros restantes chegando ao final. O brasileiro Pietro Fittipaldi terminou em P24.

Classificação da prova:

P. No. Piloto Equipe Motor
1 5 Pato O’Ward McLaren Chevrolet
2 10 Alex Palou Ganassi Honda
3 3 Scott McLaughlin Penske Chevrolet
4 21 Colton Herta Andretti/Curb-Agajanian Honda
5 23 Marcus Ericsson Andretti Honda
6 7 Alexander Rossi McLaren Chevrolet
7 27 Christian Lundgaard RLL Honda
8 22 Kyle Kirkwood Andretti Honda
9 25 Christian Rasmussen Carpenter Chevrolet
10 13 Santino Ferrucci Foyt Chevrolet
11 12 Will Power Penske Chevrolet
12 30 David Malukas Meyer Shank Honda
13 28 Toby Sowery Coyne/WR Honda
14 29 Felix Rosenqvist Meyer Shank Honda
15 8 Linus Lundqvist Ganassi Honda
16 26 Sting Ray Robb Foyt Chevrolet
17 11 Marcus Armstrong Ganassi Honda
18 14 Graham Rahal RLL Honda
19 18 Rinus VeeKay Carpenter Chevrolet
20 6 Nolan Siegel McLaren Chevrolet
21 4 Kyffin Simpson Ganassi Honda
22 33 Agustin Canapino Juncos Hollinger Chevrolet
23 32 Romain Grosjean Juncos Hollinger Chevrolet
24 24 Pietro Fittipaldi RLL Honda
25 2 Josef Newgarden Penske Chevrolet
26 16 Jack Harvey Coyne Honda
27 9 Scott Dixon Ganassi Honda

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.