Pascal Wehrlein é campeão da Fórmula E; Rowland vence em Londres
domingo, 21 de julho de 2024 às 14:15
Pascal Wehrlein
Pascal Wehrlein, da equipe TAG Heuer Porsche venceu o campeonato ABB FIA de Fórmula E, enquanto os pilotos da Jaguar, Mitch Evans e Nick Cassidy, viram suas esperanças implodir em Londres.
O final da 10ª temporada foi um dos confrontos mais dramáticos da história da Fórmula E. Três pilotos – Pascal Wehrlein (Porsche), Mitch Evans (Jaguar TCS Racing) e Nick Cassidy (Jaguar TCS Racing) – chegaram à 16ª e última corrida separados por apenas sete pontos e a era dos carros GEN3 se despediu em grande estilo.
Cassidy fez tudo certo para voltar à luta depois de uma performance muito negativa em Portland e uma classificação também bastante ruim no sábado em Londres. Ele se recuperou da 15ª posição para um eventual sétimo lugar na bandeira quadriculada na primeira corrida e conquistou a pole position na segunda, de onde liderou a largada quando o seu companheiro de equipe, Mitch Evans, ultrapassou Maximilian Guenther (Maserati MSG Racing) na Curva 1 para a segunda posição.
Após uma saída antecipada do safety car no apertado circuito ExCeL de Londres, Wehrlein conseguiu ultrapassar Guenther para a terceira posição, colocando os três candidatos ao título entre os três primeiros já na sexta volta.
A Jaguar parecia bem posicionada para impor a sua autoridade e estratégia escolhida na corrida, na qual a equipe e os seus pilotos lutavam pelos três títulos em jogo. No entanto, rachaduras começaram a aparecer nas ativações iniciais do MODO ATAQUE de Cassidy, com Evans exigindo uma luta e Cassidy infeliz por ficar para trás de seu companheiro de equipe e de Wehrlein.
Os dois primeiros optaram por apostar profundo e usar seus dois MODOS ATTAQUE obrigatórios mais tarde na corrida, enquanto Porsche e Wehrlein tentaram repetir a estratégia de sucesso do sábado: o alemão estava até 3% à frente dos Jaguars.
A corrida sofreu um golpe na volta 29, quando Oliver Rowland, que havia subido de quarto para nono no grid, ultrapassou Cassidy na terceira, deixando o Jaguar cair nas garras de Guenther e um contato ocorreu na última curva. A corrida de Cassidy terminou imediatamente com um furo no pneu, e três candidatos tornaram-se dois em meio a outra aparição do safety car.
Tanto Evans quanto Wehrlein ainda tiveram que realizar duas ativações do MODO ATAQUE, após uma passagem pelo loop que foi inválida devido à corrida estar sob cautela, o que entregou a liderança a Rowland. No entanto, como essa mudança também foi concedida nas condições do Safety Car, o britânico foi forçado a ceder a liderança para Evans. Isto colocou o neozelandês na melhor posição possível e um Nissan entre o Jaguar na frente e o seu contrincante mais próximo, Wehrlein, em terceiro. Evans e Wehrlein tentaram novamente o MODO ATAQUE, mas o primeiro tornou a falhar, não conseguindo completar a ativação corretamente e devolvendo a liderança para Rowland.
Evans finalmente conseguiu recuperar a performance na volta 34, mas Wehrlein avançou para segundo depois de sua própria passagem bem-sucedida no MODO ATAQUE e foi isso que lhe garantiu o título de pilotos, deixando Evans na corrida mais uma vez. Para piorar a situação, ele não conseguiu disputar em iguais condições, pois teve que desacelerar para poder usar todo o seu impulso de 50 kW antes que a bandeira quadriculada fosse alçada.
No final, Rowland conquistou a vitória em sua corrida em casa e Wehrlein ficou em segundo, o que lhe valeu pela primeira vez o título de Campeão Mundial de Pilotos, sete pontos à frente de Evans. O consolo para a Jaguar foi o seu primeiro título no esporte motor de alto nível desde 1991 com o Campeonato Mundial de Equipes.
Classificação da prova:
POS. | PILOTO | PAÍS | EQUIPE |
---|---|---|---|
1 | Oliver Rowland | GBR | Nissan |
2 | Pascal Wehrlein | ALE | Porsche |
3 | Mitch Evans | NZL | Jaguar |
4 | Sebastian Buemi | SUI | Envision |
5 | Antonio Felix da Costa | POR | Porsche |
6 | Jean-Eric Vergne | FRA | DS Penske |
7 | Nico Müller | ALE | Abt Cupra |
8 | Robin Frijns | HOL | Envision |
9 | Stoffel Vandoorne | BEL | DS Penske |
10 | Lucas di Grassi | BRA | Abt Cupra |
11 | Jake Hughes | GBR | McLaren |
12 | Sergio Sette Camara | BRA | ERT |
13 | Norman Nato | FRA | Andretti |
14 | Dan Ticktum | GBR | ERT |
15 | Sacha Fenestraz | FRA | Nissan |
16 | Nyck de Vries | HOL | Mahindra |
– | Nick Cassidy | NZL | Jaguar |
– | Maximilian Günther | ALE | Maserati |
– | Jehan Daruvala | IND | Maserati |
– | Sam Bird | GBR | McLaren |
– | Jake Dennis | GBR | Andretti |
– | Edoardo Mortara | ALE | Mahindra |
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