Pascal Wehrlein é campeão da Fórmula E; Rowland vence em Londres

domingo, 21 de julho de 2024 às 14:15

Pascal Wehrlein

Pascal Wehrlein, da equipe TAG Heuer Porsche venceu o campeonato ABB FIA de Fórmula E, enquanto os pilotos da Jaguar, Mitch Evans e Nick Cassidy, viram suas esperanças implodir em Londres.

O final da 10ª temporada foi um dos confrontos mais dramáticos da história da Fórmula E. Três pilotos – Pascal Wehrlein (Porsche), Mitch Evans (Jaguar TCS Racing) e Nick Cassidy (Jaguar TCS Racing) – chegaram à 16ª e última corrida separados por apenas sete pontos e a era dos carros GEN3 se despediu em grande estilo.

Cassidy fez tudo certo para voltar à luta depois de uma performance muito negativa em Portland e uma classificação também bastante ruim no sábado em Londres. Ele se recuperou da 15ª posição para um eventual sétimo lugar na bandeira quadriculada na primeira corrida e conquistou a pole position na segunda, de onde liderou a largada quando o seu companheiro de equipe, Mitch Evans, ultrapassou Maximilian Guenther (Maserati MSG Racing) na Curva 1 para a segunda posição.

Após uma saída antecipada do safety car no apertado circuito ExCeL de Londres, Wehrlein conseguiu ultrapassar Guenther para a terceira posição, colocando os três candidatos ao título entre os três primeiros já na sexta volta.

A Jaguar parecia bem posicionada para impor a sua autoridade e estratégia escolhida na corrida, na qual a equipe e os seus pilotos lutavam pelos três títulos em jogo. No entanto, rachaduras começaram a aparecer nas ativações iniciais do MODO ATAQUE de Cassidy, com Evans exigindo uma luta e Cassidy infeliz por ficar para trás de seu companheiro de equipe e de Wehrlein.

Os dois primeiros optaram por apostar profundo e usar seus dois MODOS ATTAQUE obrigatórios mais tarde na corrida, enquanto Porsche e Wehrlein tentaram repetir a estratégia de sucesso do sábado: o alemão estava até 3% à frente dos Jaguars.

A corrida sofreu um golpe na volta 29, quando Oliver Rowland, que havia subido de quarto para nono no grid, ultrapassou Cassidy na terceira, deixando o Jaguar cair nas garras de Guenther e um contato ocorreu na última curva. A corrida de Cassidy terminou imediatamente com um furo no pneu, e três candidatos tornaram-se dois em meio a outra aparição do safety car.

Tanto Evans quanto Wehrlein ainda tiveram que realizar duas ativações do MODO ATAQUE, após uma passagem pelo loop que foi inválida devido à corrida estar sob cautela, o que entregou a liderança a Rowland. No entanto, como essa mudança também foi concedida nas condições do Safety Car, o britânico foi forçado a ceder a liderança para Evans. Isto colocou o neozelandês na melhor posição possível e um Nissan entre o Jaguar na frente e o seu contrincante mais próximo, Wehrlein, em terceiro. Evans e Wehrlein tentaram novamente o MODO ATAQUE, mas o primeiro tornou a falhar, não conseguindo completar a ativação corretamente e devolvendo a liderança para Rowland.

Evans finalmente conseguiu recuperar a performance na volta 34, mas Wehrlein avançou para segundo depois de sua própria passagem bem-sucedida no MODO ATAQUE e foi isso que lhe garantiu o título de pilotos, deixando Evans na corrida mais uma vez. Para piorar a situação, ele não conseguiu disputar em iguais condições, pois teve que desacelerar para poder usar todo o seu impulso de 50 kW antes que a bandeira quadriculada fosse alçada.

No final, Rowland conquistou a vitória em sua corrida em casa e Wehrlein ficou em segundo, o que lhe valeu pela primeira vez o título de Campeão Mundial de Pilotos, sete pontos à frente de Evans. O consolo para a Jaguar foi o seu primeiro título no esporte motor de alto nível desde 1991 com o Campeonato Mundial de Equipes.

Classificação da prova:

POS. PILOTO PAÍS EQUIPE
1 Oliver Rowland GBR Nissan
2 Pascal Wehrlein ALE Porsche
3 Mitch Evans NZL Jaguar
4 Sebastian Buemi SUI Envision
5 Antonio Felix da Costa POR Porsche
6 Jean-Eric Vergne FRA DS Penske
7 Nico Müller ALE Abt Cupra
8 Robin Frijns HOL Envision
9 Stoffel Vandoorne BEL DS Penske
10 Lucas di Grassi BRA Abt Cupra
11 Jake Hughes GBR McLaren
12 Sergio Sette Camara BRA ERT
13 Norman Nato FRA Andretti
14 Dan Ticktum GBR ERT
15 Sacha Fenestraz FRA Nissan
16 Nyck de Vries HOL Mahindra
Nick Cassidy NZL Jaguar
Maximilian Günther ALE Maserati
Jehan Daruvala IND Maserati
Sam Bird GBR McLaren
Jake Dennis GBR Andretti
Edoardo Mortara ALE Mahindra

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.