Paddock da F1 cético em relação a mensagens emanadas sobre certo piloto
terça-feira, 22 de abril de 2025 às 13:27
Christian Horner e Liam Lawson
A Red Bull esteve no centro do caos do mercado de pilotos nos últimos tempos novamente. Três pilotos diferentes foram companheiros de Max Verstappen nos últimos seis GPs, um recorde na Fórmula 1 moderna.
Sergio Perez assinou inicialmente uma extensão de contrato em junho passado, o que deveria ter garantido sua vaga para 2025. Mas a Red Bull fez uma reviravolta bastante constrangedora após a queda vertiginosa do desempenho de Perez.
As negociações em dezembro culminaram em um grande pagamento a Perez, e Christian Horner, de forma no mínimo estranha, escolheu Liam Lawson em vez do mais experiente e comprovadamente mais rápido Yuki Tsunoda como seu substituto.
O resultado foi que Lawson durou apenas duas corridas antes que a cúpula da Red Bull percebesse que havia cometido um grande erro. Eles finalmente recorreram a Tsunoda, relegando o neozelandês de volta à Racing Bulls.
Insiders da F1 desconfiam da equipe de Colapinto após alegações de interesse da Red Bull
Um nome que surpreendentemente surgiu nas conversas da Red Bull – tanto no ano passado quanto em 2025 – foi Franco Colapinto. O argentino fez apenas nove aparições na F1 após substituir Logan Sargeant na Williams no terço final da temporada de 2024.
Com Carlos Sainz já contratado ao lado de Alex Albon, Colapinto teve procurar outro assento. Então ele se transferiu para a Alpine, no que se acredita ser um contrato de empréstimo de longo prazo.
Mas a equipe de Colapinto o ligou a uma transferência para a Racing Bulls antes da troca Tsunoda/Lawson ser confirmada. Isso teria sido uma reviravolta notável logo após assinar um contrato com a Alpine.
No entanto, de acordo com a ESPN, “várias fontes” dizem que a Red Bull “nunca sequer cogitou” a possibilidade de dispensar Lawson para contratar Colapinto. Assim, está se tornando “difícil confiar” nas mensagens que emanam da equipe do argentino.
Agora é “menos certo” que ele substituirá o pressionado Jack Doohan durante a temporada de 2025. No entanto, “muitos no paddock” ainda acreditam que há um acordo fechado “para o final do ano”.
Ted Kravitz sobre a batalha entre Franco Colapinto e Jack Doohan na Alpine
Colapinto deu a entender que a Red Bull “adormeceu” durante as negociações para 2024, antes de ele se transferir para a Alpine. Mas Horner pode finalmente estar relativamente satisfeito com sua dupla de quatro pilotos.
Tsunoda está tendo um início respeitável, Hadjar tem sido excelente na Racing Bulls e Lawson mostrou sinais de vida na Arábia Saudita, mesmo sofrendo uma punição de 10 segundos pela mesmíssima manobra que Verstappen fez na curva 1 logo após a largada.
Colapinto precisa se concentrar na Alpine, onde terá a chance de impressionar em sessões de testes privados e simulações. Ele deve estar no paddock em Miami no próximo mês.
Embora Doohan não tenha pontuado, Ted Kravitz da Sky F1 disse que os rumores sobre Colapinto esfriaram. Seu nome “saiu de moda” no momento, mas o mercado de pilotos pode mudar muito rapidamente.
Christian Horner, F1 Franco Colapinto, Jack Doohan, noticias f1, red bull racing, sergio perez, yuki tsunoda
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.