Oscar Piastri fala sobre a asa traseira da McLaren e suas chances de título
quinta-feira, 19 de setembro de 2024 às 18:36
Oscar Piastri e Lando Norris
Oscar Piastri, a estrela em ascensão da McLaren Racing, assumiu uma posição firme em relação à legalidade da asa traseira de sua equipe em meio ao crescente escrutínio após seu desempenho impressionante no GP do Azerbaijão.
Em resposta às preocupações levantadas por equipes rivais e uma investigação pela FIA, Piastri afirmou com confiança: “Bem, é legal. Contanto que passe em todos os testes – e somos muito testados, passa, então certamente não é o bilhete mágico ou a bala de prata por sermos competitivos.” Esta declaração ressalta o comprometimento da McLaren em aderir aos padrões regulatórios enquanto compete no mais alto nível.
Piastri expressou surpresa com o comportamento da asa, revelando: “Para ser honesto, a primeira vez que soube disso foi na mesma hora que todos os outros na semana passada”, demonstrando que, mesmo dentro da equipe, não havia preocupação sobre esse problema até que ele veio à tona publicamente.
A classificação atual reflete a posição da McLaren no topo do campeonato de construtores, com 476 pontos, à frente da Red Bull com 456 pontos e da Ferrari com 425 pontos. Isso marca uma conquista significativa para a McLaren, sendo sua primeira liderança desde 2014. Embora a adesão aos regulamentos continue sendo fundamental, a trajetória impressionante da McLaren no campeonato implica que eles estão determinados a maximizar seu desempenho sem violar as regras.
A investigação da FIA foi crucial, pois avaliou que a asa traseira está em conformidade com as diretrizes estabelecidas. Se alguma violação fosse encontrada, isso poderia resultar em modificações necessárias no equipamento da McLaren antes de corridas futuras, incluindo o GP de Singapura do próximo final de semana.
Piastri realista sobre chances de título
“Não estou totalmente fora da disputa, mas acho que, em média, preciso marcar mais de dez pontos a mais que Max a cada fim de semana”, disse o australiano de 23 anos, que está em P4 na classificação e 91 pontos atrás do líder faltando 7 GPs para o fim.
“Posso tentar vencer todas as corridas, mas agora estou no ponto em que preciso que outras coisas comecem a acontecer (com Verstappen). E isso acontecer sete corridas consecutivas não é muito realista.”
Seu companheiro de equipe, Lando Norris, está bem mais perto na disputa, com Verstappen apenas 59 pontos à frente. Com ambos os pilotos vencendo corridas, a McLaren se encontra em uma posição que a equipe não estava há décadas – liderando o campeonato mundial de construtores.
“Manter a liderança nos construtores é de longe uma meta maior”, disse Piastri. A equipe Laranja tem uma vantagem de 20 pontos sobre a atual campeã, a Red Bull Racing. A Ferrari também está em ascensão e a apenas 31 pontos da liderança.
Desde que Verstappen venceu na Espanha em junho, a Red Bull não tem vitórias e apenas dois segundos lugares. Nos últimos GPs, eles acumularam apenas 126 pontos, em comparação com o ganho de 239 da McLaren e 155 da Ferrari.
Charles Leclerc conquistou a pole e liderou a primeira metade da corrida no Azerbaijão, enquanto o companheiro de equipe da Ferrari, Carlos Sainz Jr., venceu em Singapura no ano passado. Tanto o circuito de Baku quanto o layout da Marina Bay combinam melhor com o carro da Ferrari, mas a McLaren provou que tem ritmo para vencer em pistas que estão longe de serem feitas sob medida para o MCL38.
Piastri está animado. “Acho que devemos ser competitivos neste fim de semana. Não acho que Baku tenha sido nossa pista mais competitiva do ano, então conseguir uma vitória como essa quando a Ferrari estava tão rápida foi um bom aumento de confiança”, ele acrescentou.
Asa McLaren, gp singapura, noticias f1, noticias Lando Norris, noticias mclaren, noticias Oscar Piastri, Piastri chances título
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.