Oscar Piastri é o mais rápido no TL3 do GP da Austrália
sexta-feira, 14 de março de 2025 às 23:47
Oscar Piastri – Austrália 2025
O piloto da casa, Oscar Piastri, dominou o último treino livre antes da classificação para o GP da Austrália, que será disputado nessa madrugada de sexta para sábado às 2 horas da manhã.
Foi um treino pouca diferença entre as três equipes mais rápidas. George Russell foi P2 com a Mercedes, e Max Verstappen, P3 pela Red Bull, ambos rodaram a um décimo de segundo do tempo de Piastri.
Leclerc foi o quatro carros diferente entre os quatro primeiros, rodando a pouco mais de 0,2s de Piastri. No entanto, o piloto da Ferrari ficou menos feliz com a mudança de equilíbrio que sentiu desde ontem, reclamando que seu carro estava saindo de traseira.
Os dois pilotos que provavelmente mais precisavam de corrida extra quase não conseguiram. Oliver Bearman, cujo acidente ontem o deixou com apenas uma dúzia de voltas marcadas, entrou na pista imediatamente após as luzes de saída do pit lane ficarem verdes. Para a consternação de sua equipe, ele rodou na entrada da curva 11 causando paralisação do treino.
O novo piloto da Red Bull, Liam Lawson, que estava apenas em P17, acompanhou Bearman no circuito quando o treino começou. No entanto, ele logo retornou aos boxes com um aparente problema na unidade de potência e nunca mais reapareceu.
Verstappen, ainda usando a especificação mais nova da asa dianteira em seu RB21, além de outras muitas atualizações em comparação com seu companheiro de equipe, pressionou sozinho. Tendo ficado bem atrás do ritmo ontem, ele melhorou seu tempo em mais de um segundo.
Andrea Kimi Antonelli teve um bom treino e fez o quinto tempo mais rápido na Mercedes.
Atrás dele, a Williams destacou seu status como potenciais líderes do meio do grid. No final do treino, Carlos Sainz estava a apenas três décimos de segundo do ritmo, com seu companheiro de equipe Alexander Albon a apenas seis milésimos de segundo atrás dele.
Lewis Hamilton estava em oitavo, dois décimos de segundo atrás de Leclerc. Ele continuou pressionando o engenheiro de corrida Ricardo Adami para obter detalhes sobre a diferença entre eles, e parecia estar perdendo mais tempo na curva mais rápida para a direita (curva 6), onde a caixa de brita foi expandida desde o ano passado e agora se estende até a borda da zebra.
Yuki Tsunoda colocou a Racing Bulls no top cinco. Lando Norris completou o top 10, seis décimos de segundo atrás de Piastri, após abandonar uma volta melhor na penúltima curva. No entanto, ele marcou o tempo mais rápido de todos no setor final antes do fim do treino.
O brasileiro Gabriel Bortoleto surpreendeu positivamente ao colocar seu Sauber em P11, à frente de vários carros aparentemente mais rápidos.
Veja os tempos do TL3 em Melbourne
Pos | Piloto | Equipe – Motor | Tempo | Diferença |
1 | Oscar Piastri | McLaren-Mercedes | 1’15.921 | |
2 | George Russell | Mercedes | 1’15.960 | 0.039 |
3 | Max Verstappen | Red Bull-Honda RBPT | 1’16.002 | 0.081 |
4 | Charles Leclerc | Ferrari | 1’16.188 | 0.267 |
5 | Andrea Kimi Antonelli | Mercedes | 1’16.206 | 0.285 |
6 | Carlos Sainz Jnr | Williams-Mercedes | 1’16.252 | 0.331 |
7 | Alexander Albon | Williams-Mercedes | 1’16.258 | 0.337 |
8 | Lewis Hamilton | Ferrari | 1’16.378 | 0.457 |
9 | Yuki Tsunoda | Racing Bulls-Honda RBPT | 1’16.455 | 0.534 |
10 | Lando Norris | McLaren-Mercedes | 1’16.597 | 0.676 |
11 | Gabriel Bortoleto | Sauber-Ferrari | 1’16.707 | 0.786 |
12 | Pierre Gasly | Alpine-Renault | 1’16.719 | 0.798 |
13 | Isack Hadjar | Racing Bulls-Honda RBPT | 1’16.732 | 0.811 |
14 | Lance Stroll | Aston Martin-Mercedes | 1’16.948 | 1.027 |
15 | Jack Doohan | Alpine-Renault | 1’16.993 | 1.072 |
16 | Nico Hulkenberg | Sauber-Ferrari | 1’17.146 | 1.225 |
17 | Fernando Alonso | Aston Martin-Mercedes | 1’17.270 | 1.349 |
18 | Esteban Ocon | Haas-Ferrari | 1’17.373 | 1.452 |
19 | Oliver Bearman | Haas-Ferrari | Sem tempo | |
20 | Liam Lawson | Red Bull-Honda RBPT | sem tempo |
F1 2025, noticias f1, noticias Oscar Piastri, Piastri mais rapido
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.