Os preparativos para a adaptação de Lewis Hamilton na Ferrari
terça-feira, 7 de janeiro de 2025 às 18:09
Frederic Vasseur e Lewis Hamilton
Lewis Hamilton é um dos pilotos mais experientes da história da Fórmula 1, mas nunca teve que lidar com uma mudança tão drástica como agora.
Pela segunda vez em sua carreira na F1, Lewis Hamilton decidiu trocar de equipe, indo para a Ferrari depois de vencer seis campeonatos de pilotos e oito de construtores na Mercedes.
Sua mudança da McLaren para a Mercedes em 2013 foi mais direta, já que ele havia trabalhado anteriormente com os Prateados enquanto eles estavam em parceria de motor com a sua primeira equipe.
No entanto, Hamilton terá que se acostumar a correr por uma equipe com um carro e motor totalmente diferentes, um novo idioma principal e em um novo país.
A Scuderia será tão acolhedora quanto possível para Hamilton e fará tudo o que estiver ao seu alcance para ajudá-lo a se estabelecer rapidamente.
O trabalho anterior de Hamilton com o diretor da equipe Frederic Vasseur ajudará, mas, no final das contas, cabe a ele aprender sobre os processos da Ferrari e o novo carro o mais rápido possível.
A Ferrari já organizou dois testes para Hamilton em janeiro, antes do início da pré-temporada no Bahrain.
O heptacampeão terá o mesmo tempo que Charles Leclerc no carro da Ferrari de 2025 em Sakhir e o piloto monegasco deve ter uma vantagem inicial sobre o inglês, dada sua completa familiaridade com a equipe.
Vasseur está ansioso para dar a Hamilton todas as chances de ter sucesso este ano e uma reportagem da Sky Sports compartilhou a possibilidade de um “teste” adicional do qual ele poderia participar antes do início da temporada na Austrália.
Hamilton pode participar do teste de pneus de 2026 como parte dos preparativos da Ferrari
A primeira vez de Hamilton em uma Ferrari acontecerá na pista privada da equipe em Fiorano.
Duas datas foram definidas para essa saída, antes que o piloto de 40 anos vá para Barcelona para participar de mais três sessões.
As regras em torno dos testes de F1 mudaram nesta temporada depois que Max Verstappen participou de um teste incomum em Imola no ano passado, tornando a vida mais difícil para Hamilton se adaptar.
A reportagem da Sky Sports sugere que Vasseur agora levantou a possibilidade de Hamilton pilotar em um teste de pneus de desenvolvimento da Pirelli para 2026.
O primeiro desses testes acontece em janeiro em Magny-Cours, e embora isso dê a Hamilton pouco tempo em suas outras participações na Espanha e na Itália, é improvável que ele recuse a oportunidade de trabalhar com seus novos mecânicos e engenheiros antes de outra temporada exaustiva.
Frederic Vasseur está tranquilo sobre Lewis Hamilton antes de sua estreia na Ferrari
No início de 2024, a ideia de Hamilton substituir Carlos Sainz ser qualquer tipo de risco parecia absurda.
No entanto, Sainz foi brilhante no ano passado e os fãs tem dito à Williams o quão boa é sua dupla em 2025. Vasseur foi questionado sobre como Hamilton se adaptará à vida na Ferrari e disse:
“Com certeza, sabemos que teremos muitos procedimentos para assimilar durante esses dois dias, mas acho que ele tem experiência suficiente para fazer isso.”
“Teremos a vantagem de ter o simulador, então ele poderá fazer simulações de corrida e de classificação e saber o que esperar ao volante com todas as particularidades do carro.”
“Mas, honestamente, não estou preocupado com isso, e não é o maior desafio.”
O maior desafio para Hamilton será melhorar seu ritmo de uma volta, algo com o qual ele admitiu ter lutado durante seu último ano na Mercedes.
Leclerc é considerado o melhor piloto de classificação da F1 e apostará em si mesmo para vencer Hamilton aos sábados, especialmente no início da parceria.
Mas quando Hamilton estiver totalmente integrado à equipe, ele estará confiante em suas próprias habilidades para derrotar mais um grande companheiro de equipe.
Fred Vasseur f1, hamilton ferrari, lewis hamilton, noticias f1, noticias lewis hamilton, noticias Scuderia Ferrari
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.