Os pneus para o primeiro GP de Miami
segunda-feira, 2 de maio de 2022 às 12:39
Pneus para o primeiro GP de Miami
Para a primeira visita ao aguardado circuito de rua de Miami, a Pirelli escolheu os três pneus do meio da gama: P Zero Branco duro é o C2, P Zero Amarelo médio é o C3 e P Zero Vermelho macio é o C4. Esta combinação é a mais utilizada durante todo o ano – e, também, a mais versátil.
O Autódromo Internacional de Miami, de 5,41 quilômetros, fica no Hard Rock Stadium Complex, em Miami Gardens – a casa do Miami Dolphins na NFL –, e conta com 19 curvas, três retas, mudanças de elevação e uma chicane. Espera-se que as velocidades máximas fiquem na região dos 320 km/h, com uma média de cerca de 223 km/h e com os pilotos em aceleração máxima por aproximadamente 58% da volta. As curvas 11 e 17 são as duas principais oportunidades de ultrapassagem, com três zonas DRS.
Com o 11º local a sediar um grande prêmio nos EUA, sendo esse totalmente novo para todos, a Pirelli teve que confiar em dados de simulação para obter as indicações de pneus. Esta informação indica que os pneus do meio da gama serão os mais adequados para a corrida de 57 voltas. O asfalto é liso e oferece uma aderência razoável; as forças de trabalho nos pneus são intermediárias.
O novo asfalto provavelmente levará a um alto grau de evolução da pista, especialmente no início do fim de semana, tendo o Porsche Challenge e a W Series como eventos de apoio. O clima pode ser imprevisível, com temperaturas ambientes em torno de 20 graus, mas há um risco bastante alto de chuva e vento na costa da Flórida nesta época do ano.
O diretor de automobilismo da Pirelli, Mario Isola
“Houve um grande burburinho em torno do primeiro Grande Prêmio de Miami, onde a pista tem algumas semelhanças com Jeddah, embora haja algumas partes que são mais lentas e mais técnicas do que na Arábia Saudita: especialmente a seção das curvas 11 a 16. O resto é um traçado muito rápido, em sentido anti-horário, que coloca a ênfase nos pneus do lado direito do carro. Esperamos a habitual evolução rápida da pista e uma superfície lisa com o novo asfalto – mas a pista foi lavada a jato em alta pressão, o que significa que deve oferecer uma boa aderência desde o início. Por ser um traçado veloz, os carros provavelmente usarão uma configuração de downforce de baixa a média, o que pode levar a um pouco de derrapagem nas curvas de alta velocidade quando os carros estiverem com os compostos duros. Para qualquer pista nova, nossa escolha tende a ser conservadora, então será interessante confrontar as simulações com os dados reais”.
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