O que pode realmente derrubar a Red Bull?
sábado, 27 de abril de 2024 às 14:55
Unidade de Potencia da F1 2026
Por: Adauto Silva
Depois das notícias dessa semana dando conta que Adrian Newey e depois Max Verstappen podem abandonar o barco da equipe Red Bull, muita gente, incluindo fãs e jornalistas, não perderam tempo em afirmar que a saída dos dois vai levar a Red Bull à derrocada.
Primeiro que não está confirmado que ambos vão sair e os dois tem contrato. Newey disse que quer sair, mas de “querer sair” a como sair e quando sair são outras histórias que ninguém sabe.
Há fortíssimos rumores que Max Verstappen e sua trupe teriam uma reunião marcada com Toto Wolff da Mercedes para o GP de Miami ou logo após. Mas eu não vi confirmação oficial disso vinda da boca do Toto Wolff ou da trupe do Verstappen. O Dude disse que até pode haver uma reunião, mas isso não significa nada, pois “o Lobo tem tido inúmeras reuniões com vários pilotos e seus empresários”.
Helmut Marko disse – em meio à luta de poder dentro dos Touros – que Verstappen tem uma clausula em seu longo contrato (até 2028) com a Red Bull que o amarra a condição da permanência de Marko na equipe. Isso também não foi confirmado pela direção da Red Bull, até porque trata-se de uma bizarrice sem precedentes na história da F1.
Marko é um mero consultor da Red Bull Racing que engloba também a equipe RB. Ele cuida principalmente do programa de jovens pilotos da organização e é chamado de “Doutor” porque tem um doutorado em Direito, não porque seja um engenheiro. Marko não sabe projetar e nem desenvolver carros de corrida. Não dá qualquer “pitaco” técnico porque não sabe e não tem essa função.
Para você ter uma ideia, Marko sequer aparece no organograma oficial da Red Bull ou de suas equipes de corrida.
O único trunfo de Marko na Red Bull é ter a amizade e lealdade dos Verstappen, principalmente de Max. O tricampeão já avisou que vai para onde Marko for, o que para mim é uma tremenda loucura, pois Max tem essa lealdade por Marko porque foi escolhido por ele para ingressar na antiga Toro Rosso quando tinha 17 anos. Claro que isso é motivo de gratidão, mas quantos pilotos Marko escolheu e acabaram sendo literalmente chutados das duas equipes?
Max Verstappen está até hoje na Red Bull porque entrega e entrega muito, já tem três títulos e vai ganhar o quarto esse ano. Ele também seria chutado como os outros, caso não entregasse. Portanto ele não deve mais nada a Marko. Ele simplesmente foi uma das poucas escolhas certeiras de Marko. Fim de história.
“Fim de história” se não houvesse o triunvirato “Helmut Marko + família Verstappen + área austríaca da Red Bull” querendo tirar Christian Horner de lá, que tem o apoio do dono majoritário da coisa toda, o tailandês Chaleo Yoovidhya. Eu desconfio (e o Mate concorda comigo) seriamente que essa clausula não existe ou existia originalmente e foi inventada pelo triunvirato como a última tentativa de tirar Horner de lá.
O fato é que Max tem desde 2022 o carro mais dominante da história da F1 e tudo leva a crer que continuará tendo até 2025.
Em 2026 é quando a história pega e derruba a Red Bull
Se realmente houver aquela clausula no contrato que liga umbilicalmente Max a Marko – o que devia ser minuciosamente investigado pelo Horner e seu apoiador Yoovidhya – ele devia correr em 2025 na Red Bull e depois sair junto com Marko para 2026.
Porque digo isso? Em 2026 o regulamento da F1 muda e o efeito solo – que continuará – deixará de ter a mega importância que tem desde 2022. A importância da aerodinâmica será dividida com o motor, que mudará para ter 50% de energia a combustão limpa (com o novo combustível) e 50% puramente elétrica. Pior, a Red Bull não terá a Honda, mas sim sua própria unidade de potência depois de rejeitar inexplicavelmente – isso sim é soberba – a Porsche.
Qual a chance da primeira UP da Red Bull Powertrains ser competitiva? Eu respondo; perto de zero. A Red Bull nunca fez um motor sequer simples na vida. Como ela vai competir com as fabricantes de motor mais do que centenárias numa UP altamente complexa e inédita como essa? Seria um milagre, algo que não acontece em engenharia.
Por isso eu cravo que em 2026 a Red Bull não terá a menor chance de ser campeã. E isso vai se dever ao motor e não a aerodinâmica, já que de acordo com a minha fonte lá dentro, o Mate, os Touros têm alguns engenheiros – pelo menos dois – que entenderam e sabem perfeitamente o conceito do efeito solo de Newey e tem plenas condições de continuar a desenvolver um super trabalho nessa área do carro.
Agora, depois de Lewis Hamilton ter abandonado a Mercedes pela Ferrari no meio de seu contrato, uma vez que não acredita mais no poderio aerodinâmico dos Prateados, se Max deixar a Red Bull pela Mercedes no final desse ano – pegando as migalhas que Hamilton deixou -, podem interná-lo num manicômio, já que ele estaria praticamente abrindo mão de ser pentacampeão seguido por causa de sua “babá” Helmut Marko.
E por último a pergunta que para mim não quer calar. Eu simplesmente não consigo ver Toto Wolff trabalhando com o Marko e o Jos fungando no cangote dele cobrando prioridade total da equipe ao Max. Simplesmente não consigo. Será que alguém na Mercedes consegue?
Adauto Silva
Leia e comente outras colunas do Adauto Silva
analise f1, comentarios f1, derrocada Red Bull F1, formula 1, Newey Ferrari, noticias f1, red bull racing, Unidade de potencia F1 2026, verstappen mercedes
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.