O problema que a FIA não consegue resolver (parte 2)

terça-feira, 22 de outubro de 2024 às 18:45

Sainz x Verstappen – Austin 2024

Continuação da Parte 1 dos problemas dos limites de pista que a FIA criou e não consegue resolver.

Exemplos do GP dos EUA

Norris x Verstappen — Volta 1, Curva 1

Sem punição
Debates sobre padrões de direção e violações de limites de pista ocorreram logo na primeira volta da corrida, quando Verstappen usou sua manobra manjada de entrar mais forte do que a curva permite para empurrar quem estiver por fora para fora da pista. E foi a McLaren de Norris, que estava na pole position, na curva 1 — superando-o criticamente no ápice, o que significa que ele não precisava dar espaço a Norris na saída.

Mas a velocidade com a qual Verstappen entrou não o permitiu ficar dentro da pista na saída da curva levando Norris – que estava por fora – a sair do circuito e deixando a porta aberta para Charles Leclerc herdar a liderança e para Carlos Sainz subir para P3.

“Ele claramente me empurrou para fora”, Norris disse no rádio da equipe. “Ele não tinha intenção de fazer a curva. Até ele saiu da pista, então eu tive que evitar bater nele ou ele bater em mim.”

Os comissários analisaram o incidente, mas decidiram que nenhuma ação adicional era necessária — potencialmente devido a Verstappen ser o primeiro a chegar ao ápice; foi considerado um incidente de corrida na primeira curva.

Verstappen x Sainz — Volta 1, Curva 12

Sem punição
Verstappen passou para lá da zebra a do limite de pista na saída da curva pela segunda vez na primeira volta enquanto lutava pelo P2 com Carlos Sainz.

Conforme a dupla se aproximava da Curva 12, Sainz mergulhou por dentro e estava à frente no ápice da curva enquanto Verstappen tentava ficar do lado de fora.

Tendo freado tarde, Sainz saiu do circuito e forçou Verstappen a sair também. Verstappen ultrapassou por fora da pista e recuperou o P2.

Nesta ocasião, no entanto, nenhum dos pilotos teve muito do que reclamar. Como Sainz era o piloto que estava realizando a ultrapassagem usando a linha interna, a responsabilidade era dele de permanecer dentro dos limites da pista. Como ele e o holandês saíram da pista, Verstappen tinha o direito de recuperar o P2, que foi negado a Norris em sua disputa contra o mesmo Verstappen depois na curva 12.

Russell x Bottas — Volta 13, Curva 12

Punido
George Russell foi o primeiro de quatro pilotos a ser punido por incidentes de ultrapassagem em Austin quando tentou passar Valtteri Bottas pelo P14. Ele mergulhou para a linha interna durante a frenagem na Curva 12, mas saiu da pista e deixou o piloto da Sauber sem espaço na saída da curva, o que levou os comissários a concluir que ele havia forçado Bottas a sair da pista.

“As diretrizes do padrão de direção estabelecem que, ao ultrapassar por dentro, o piloto não deve forçar o outro carro a sair da pista e deve deixar uma largura justa e aceitável para o carro que está sendo ultrapassado”, disseram os comissários. “Isso não ocorreu nesta ocasião.”

Em suas entrevistas pós-corrida, Russell reconheceu que pela “letra da lei” ele foi penalizado corretamente, mas depois afirmou que “qualquer um que entenda ‘alguma coisa de corrida’ sabe que não foi correto.”

Martin Brundle foi um dos primeiros a expressar sua confusão com a decisão dos comissários. “Você pode basicamente quase garantir que seu rival receba uma punição”, disse ele. “Se você simplesmente sair da pista ao primeiro sinal de ser espremido, o carro à sua frente receberá uma punição de cinco segundos. Isso simplesmente não faz sentido para mim.”

O chefe da equipe Mercedes, Toto Wolff, foi rápido em vincular a decisão ao incidente Verstappen/Norris. “É inconsistente”, disse Wolff à Sky Sports F1. “Com Valtteri, nem foi uma disputa real. Vimos alguns desses incidentes que foram exatamente os mesmos e não foram punidos ao disputar posições, posições reais na verdade. Então receber essa punição é completamente estranho e bizarro.”

“Acho que sabemos o porquê, mas não posso dizer isso na televisão.”

Solução dos limites de pista já existe

Dada a tarefa aparentemente impossível de elaborar um conjunto de regras que podem ser aplicadas a todos os cenários de ultrapassagem, alguns proprietários de circuitos adotaram uma abordagem diferente de garantir que os pilotos que saem da pista não possam obter vantagem.

As caixas de brita foram reintroduzidas em circuitos como Spa, Imola e Áustria, prontas para minar o ritmo de qualquer carro que passasse do limite da pista.

No passado, grandes caixas de brita foram acusadas de piorar os acidentes ao capotar os carros, versões modernas são colocadas de forma mais seletiva. Na Áustria, isso envolveu uma estreita faixa de brita sendo colocada do lado de fora das zebras, além da qual permanece o asfalto, o que dá aos pilotos a chance de frear e guiar o carro de volta ao circuito após uma grande saída.

A brita também pode ser removida quando necessário para outros tipos de corrida — particularmente MotoGP.

Os limites da pista serão um problema no GP do México?

Com o grid da F1 batalhando em grupos muito próximos e um campeonato mundial em disputa, outro fim de semana de corrida intensa é esperado na Cidade do México.

A seção de abertura do circuito tem semelhanças suficientes com a Curva 12 de Austin, para sugerir que os limites da pista podem mais uma vez ser um fator na corrida.

A primeira curva vem no final de uma reta de mais de 1 km, e a curva para a direita é um lugar propício para tentar uma ultrapassagem rápida. Mais uma vez, há uma área de asfalto, além da qual há grama — que os pilotos usaram anteriormente para voltar para a pista, ignorando as curvas em S das duas curvas seguintes.

Verstappen fez exatamente isso em 2016 enquanto era perseguido por Sebastian Vettel. Ele finalmente cruzou a linha em terceiro, mas recebeu uma penalidade de cinco segundos que o rebaixou para quarto.

No início do mesmo GP, Lewis Hamilton e Nico Rosberg cortaram a primeira sequência de curvas, mas nenhum deles recebeu punição e eles garantiram uma dobradinha. Os comissários explicaram mais tarde que ambas as Mercedes “não ganharam nenhuma vantagem duradoura” com as violações do limite da pista.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.