Novo túnel de vento da McLaren já está funcionando
segunda-feira, 2 de outubro de 2023 às 9:17
Túnel de vento da McLaren
O túnel de vento atualizado da McLaren já está operando e a equipe não precisa mais utilizar as instalações da Toyota em Colônia.
Desde 2010, a McLaren vem usando o túnel da Toyota na Alemanha porque o seu próprio em Woking se tornou inadequado conforme o tamanho dos carros continuou aumentando.
Entretanto, quando Andreas Seidl se tornou chefe da equipe em 2019, ele recomendou um investimento para atualizar o túnel de vento, evitando as viagens para Colônia e agilizando a pesquisa aerodinâmica da McLaren.
O CEO Zak Brown concordou e o projeto de quatro anos envolveu a remoção das partes internas do túnel de vento antigo, mantendo seu tamanho e formato.
Por motivos de custo, foi considerado mais simples atualizar o túnel fechado para as especificações da Fórmula 1 moderna ao invés de construir um totalmente novo, o que demoraria muito tempo.
A McLaren revelou que todas as partes do túnel na seção de testes são totalmente novas; apenas a estrutura externa e o ventilador principal foram mantidos.
As instalações de Colônia foram importantes na produção das atualizações que transformaram a temporada da McLaren, com a equipe destacando que “seu impacto continuará sendo sentido nos pacotes que estamos preparando para o restante do ano”.
O túnel em escala 60% funcionou pela primeira vez antes das férias de verão para um trabalho de correlação básico. Os benefícios serão vistos no carro de 2024, mas a máquina de 2025 será a primeira completamente projetada usando o túnel atualizado.
f1, formula 1, mclaren, noticias f1, operação, túnel de vento, woking
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.