Novas regras das asas flexíveis “não incomodam” a Williams
domingo, 16 de fevereiro de 2025 às 14:30
Williams FW47
No meio da próxima temporada de F1, os regulamentos técnicos das asas dianteiras serão alterados. A partir do GP da Espanha, elas só poderão desviar no máximo dez milímetros (atualmente são quinze milímetros), e se prevê que algumas equipes sofram mais com esta mudança do que outras. No entanto, a Williams e o chefe da equipe, James Vowles, não estão muito preocupados com esta mudança nos regulamentos.
A diretiva técnica já tinha sido comunicada às equipes antes do Natal, após o que foi decidido de comum acordo que a mudança entraria em vigor a partir do GP da Espanha. Durante o teste no Bahrain, espera-se que a maioria das equipes use tanto a asa dianteira para as corridas até a Espanha quanto uma asa que desvie no máximo 10 milímetros.
A equipe Williams já tinha em produção a asa dianteira pretendida para 2025 no momento em que ficou claro que uma mudança nas regras estava por vir. No entanto, Vowles não acredita que a modificação causará problemas à sua equipe.
“Em termos de exploração dessa área, acho que você descobrirá que todas as equipes estão fazendo o que podem, mas haverá equipes mais avançadas nessa área do que outras”, disse Vowles.
“Não creio que sejamos líderes de mercado nessa área específica. No entanto, o que também posso dizer é que a mudança de regras na nona rodada também não me incomoda particularmente, nem nos incomoda como resultado disso, e provavelmente terá um efeito mais profundo sobre outros”, explicou.
Vowles possivelmente está se referindo a equipes como a McLaren, com a equipe britânica tendo sucesso na temporada passada com uma invenção interessante para o funcionamento da asa dianteira, que agora terá que mudar quando o circo da F1 chegar ao Circuito de Barcelona-Catalunha.
asas, dianteiras, equipes, f1, formula 1, gp espanha f1, James Vowles, noticias f1, williams f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.