Norris precisa repensar mentalmente para 2025, diz Damon Hill
domingo, 24 de novembro de 2024 às 7:20
Damon Hill
Lando Norris deveria reavaliar sua abordagem após a temporada se quiser disputar o campeonato de Fórmula 1 no futuro, de acordo com o campeão mundial de 1996, Damon Hill.
Hill, que está deixando seu cargo de analista na Sky Sports depois de mais de dez anos, acredita que o piloto da McLaren de 25 anos tem potencial, mas precisa resolver deficiências específicas.
“Ele tem todas as qualidades certas”, disse Hill em entrevista ao Sport Bild. “Mas Lando precisa ser duro consigo mesmo depois da temporada e repensar algumas coisas”.
“Ele foi muito ingênuo em algumas situações e mostrou suas fraquezas. Ele precisa aprender isso para o futuro. Caso contrário, ele nunca será campeão mundial”, afirmou o inglês, que sugeriu que a principal desvantagem de Norris em comparação com Max Verstappen é psicológica.
“Ele precisa trabalhar mentalmente, acima de tudo”, comentou Hill, 22 vezes vencedor de Grandes Prêmios. “Vencer é uma coisa mental. Ele e a equipe McLaren precisam internalizar isso”.
“Eles deram o primeiro passo ao vencer algumas corridas. Agora precisam evitar cometer erros em momentos cruciais. Lando cometeu alguns deles, mas você só pode se permitir um, no máximo dois por temporada”, opinou.
De acordo com Hill, Norris deve se adaptar às pressões únicas de uma batalha pelo título da Fórmula 1: “Ele precisa amadurecer e entender que uma batalha pelo campeonato mundial na Fórmula 1 não é comparável a nada que ele fez antes”.
“Se você quer ser o melhor dos melhores, precisa ser capaz de lidar com a pressão dos holofotes. Não há espaço para dúvidas. O lema deve ser ‘eu sou o melhor, sempre e em qualquer lugar'”, comparou.
Hill também destacou o domínio da Red Bull no jogo mental, observando que suas táticas psicológicas muitas vezes perturbam os rivais. Recentemente, o Dr. Helmut Marko afirmou que eles tiveram sorte de Lewis Hamilton não estar na McLaren de Norris. Hill vê esses comentários como parte da estratégia da Red Bull.
“Nenhuma equipe domina esses jogos mentais tão bem quanto a Red Bull”, explicou Hill. “Eles sabem exatamente quais botões apertar. Isso está profundamente enraizado em seu DNA. Eles dão tudo para ter sucesso e esta afirmação é a prova disso. Helmut nunca faria publicamente um elogio como esse a Lewis se não achasse que isso beneficiaria a Red Bull”.
Hill, que já lutou contra Michael Schumacher pelo título, comparou a mentalidade de Verstappen à do lendário piloto alemão. “É essa crença em si mesmo”, lembrou ele.
É como o zangão. De acordo com a física, ele simplesmente não pode voar – mas o faz mesmo assim porque ninguém lhe disse e acreditou em si mesmo. É isso que diferencia os verdadeiros grandes dos demais. Eles não ouvem o opiniões dos outros”, declarou.
Embora Verstappen tenha contrato com a Red Bull até 2028, Hill não tem certeza se o holandês quebrará o recorde de sete títulos mundiais de Schumacher e Hamilton.
“Isso depende da equipe”, acredita Hill. “Max é um piloto excepcionalmente bom, mas também precisa de um carro que seja capaz de vencer. Não sei se ainda será a Red Bull no futuro”.
“Se eu fosse ele, estaria olhando em volta. Em 2026, a equipe usará seu próprio motor pela primeira vez. Mas acima de tudo, sempre parece haver tensão na equipe. Todos pressionam todos os outros”, apontou.
“Quem é realmente o chefe? É Christian Horner ou é o Dr (Helmut) Marko? É Max? É seu pai, Jos, que se envolve regularmente? Todos eles são animais alfa que não têm medo de conflitos”, concluiu Damon Hill.
campeão, damon hill, f1, formula 1, lando norris, max verstappen, mclaren f1, noticias f1, red bull f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.