Norris não entende decisões dos comissários nos EUA
domingo, 20 de outubro de 2024 às 18:40
Lando Norris
Lando Norris ficou perplexo com as decisões dos comissários do Grande Prêmio dos Estados Unidos, depois de uma disputa tensa com seu rival pelo título de F1, Max Verstappen.
Na largada, o piloto da Red Bull passou por dentro o da McLaren, jogando-o para fora da pista e permitindo que a Ferrari de Charles Leclerc ficasse na frente. Nada foi investigado na ocasião.
Mais tarde na corrida, depois de Norris ter chegado em Verstappen com pneus duros mais frescos, a dupla ficou roda a roda na Curva 12 na volta 52 de 56. A McLaren contornou por fora da pista, enquanto a Red Bull também saiu da linha de corrida.
Os comissários aplicaram a Norris uma punição de cinco segundos por sair da pista e ganhar vantagem, deixando-o cair do terceiro lugar na bandeira quadriculada para o quarto na tabela de resultados, perdendo mais três pontos no campeonato.
Sugerido a Norris que foi uma oportunidade perdida, falando à Sky Sports F1, ele respondeu: “É impossível saber. Eles (os comissários) obviamente não conseguem se decidir por algumas voltas, então não é uma decisão fácil, caso contrário decidiriam um pouco mais cedo”.
“Eu tentei. Ele também saiu da pista. Se ele sair da pista, então claramente ele estava muito forte e também ganhou uma vantagem ao fazer o que fez. Eu não faço as regras, então…”, questionou.
Avaliando a largada e se havia mais alguma coisa que ele poderia ter feito, Norris respondeu: “Sim, potencialmente. Preciso ir e olhar novamente. Eu estava bem apertado. Obviamente, Max optou por uma brecha estreita”.
“De dentro do carro, é mais difícil dizer algumas coisas e também mais fácil dizer algumas coisas. Ele obviamente se comprometeu bastante, o que ele tem o direito de fazer, mas novamente ele saiu completamente da pista”, prosseguiu.
“Então não sei o que fazer. Ele se defende saindo da pista, ultrapassa saindo da pista, mas não vou reclamar. Max pilotou bem, defendeu bem, fizemos uma boa corrida, mas as regras são as regras”, comentou Norris.
A clara vantagem de ritmo da McLaren na última corrida em Singapura desapareceu em Austin, com a Ferrari confortavelmente a mais rápida. Agora é uma batalha a três pelo campeonato de construtores, com a McLaren 40 pontos à frente da Red Bull, e a Ferrari mais oito pontos atrás.
“Fomos muito mais lentos que as Ferraris e as Red Bulls”, avaliou Norris. “Provavelmente terminamos onde esperávamos. Eu teria gostado do terceiro lugar e acho que o terceiro lugar é o que merecemos”.
“Mas ainda não tínhamos o ritmo comparado às Ferraris, então mesmo que eu tivesse saído da Curva 1 em primeiro, acho que ainda teria terminado em terceiro. Mas a vida é assim. Foi um fim de semana difícil desde o início. Fizemos bons progressos, mas precisamos de um bom pedaço em comparação com a Ferrari”, concluiu.
comissários, f1, formula 1, lando norris, largada, max verstappen, mclaren f1, noticias f1, pista, vantagem
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.