Norris é pole no molhado após cinco bandeiras vermelhas em SP
domingo, 3 de novembro de 2024 às 9:16
Lando Norris
Lando Norris reinou supremo em uma encharcada pista de Interlagos para garantir a pole position em uma sessão de classificação não convencional de domingo, que foi afetada por várias bandeiras vermelhas. Franco Colapinto, Carlos Sainz, Lance Stroll, Fernando Alonso e Alex Albon bateram nos três segmentos.
Max Verstappen foi eliminado no Q2 devido ao incidente de Stroll, e com uma punição de cinco posições no grid, isso significa que ele largará na corrida em 17º lugar. Um grid misto criará uma corrida emocionante ainda hoje. George Russell terminou em segundo e Yuki Tsunoda e Esteban Ocon se alinham em terceiro e quarto.
Os pilotos saíram para uma pista encharcada no início da manhã em São Paulo. No Q1, alguns imediatamente encontraram problemas. Liam Lawson, Zhou Guanyu e Lance Stroll viveram aventuras fora da pista nos primeiros minutos. A primeira bandeira vermelha apareceu a oito minutos do final, depois de Colapinto ter batido no setor um.
O argentino rodou devido a uma derrapagem. Depois que o incidente foi resolvido, a chuva caiu mais forte e os pilotos da Mercedes correram o risco de uma eliminação precoce. Lando Norris teve uma oportunidade de escapar por pouco da zona de eliminação. Lewis Hamilton não teve tanta sorte e foi eliminado no Q1.
O tempo melhorou no Q2 e Oscar Piastri foi o primeiro a estabelecer um tempo competitivo com pneus intermediários. Não foi nada fácil e Russell rodou devido à falta de aderência na primeira volta com os pneus verdes. Sainz trouxe a segunda bandeira vermelha do dia após bater no setor um. A traseira de seu carro ficou fortemente danificada.
Ambos os esforços da Red Bull no Q2 foram frustrados depois que Lance Stroll também bateu no setor um. A punição de Verstappen significa que o holandês largará em 17º lugar. Sergio Perez largará em 12º, naquele que é um fim de semana crucial para a equipe de Milton Keynes, que luta pelos dois títulos.
As bandeiras vermelhas não pararam por aí. No Q3, Fernando Alonso causou nova paralisação após forte batida com sua Aston Martin. Após o incidente, houve um pequeno atraso durante os reparos das barreiras. Foi uma pancada forte na parede em um ângulo horrível para o bicampeão mundial.
Poucos minutos depois, após o reinício, Alex Albon bateu na parede na primeira curva. Restavam apenas três minutos no Q3 após o reinício da sessão e apenas sete carros permaneceram no circuito.
Nas últimas voltas, Norris melhorou seu tempo, o que lhe deu espaço para respirar na frente. A última volta de seu companheiro de equipe Oscar Piastri foi arruinada após uma travada na última volta, o que significa que a pole do britânico estava garantida.
Confira as posições na classificação:
f1, formula 1, george russell, gp são paulo f1, grid, lando norris, max verstappen, noticias f1, pole, yuki tsunoda
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.