Nigel Mansell: F1 tem que trabalhar para aumentar grid
domingo, 3 de janeiro de 2016 às 9:30
Nigel Mansell
Nigel Mansell quer que a Fórmula 1 trabalhe para expandir seu grid para 26 carros, visando dar a jovens pilotos oportunidades no esporte. A adição da equipe Haas irá resultar em um grid de 22 carros em 2016, o mesmo número que no início de 2014 antes do desaparecimento da Caterham.
Os custos para se competir na F1 estão muito elevados, e jovens pilotos como o campeão da GP2 Stoffel Vandoorne e do DTM Pascal Wehrlein foram incapazes de garantir vagas no grid. Perguntado pelo site F1i sobre o que ele gostaria de mudar na F1, Mansell respondeu: “Eu quero responder a essa pergunta como um fã desportivo”.
“Eu quero ver um grid cheio de carros. Eu quero ver 26 carros no grid para dar a pilotos que estão na GP2 a oportunidade de aprender o ofício na parte de trás do grid, mostrar o quão bom eles poderiam ser para ser contratados por equipes intermediárias ou aquelas da frente. Sempre vai haver uma diferença para quem está na frente”, comentou o ex-piloto inglês.
“Eu acho que uma maior igualdade de condições é necessária para que não seja tão difícil competir, se você tem o patrocínio real para fazer o trabalho. Como demonstrado com a Red Bull e, obviamente, Honda e McLaren este ano, há obviamente algo que precisa ser mexido com as regras de alguma forma para que elas sejam capazes de recuperar o atraso sobre a Mercedes”, prosseguiu o campeão mundial de 1992.
“A Ferrari fez um excelente trabalho neste último ano, eu achei absolutamente magnífico. Teve que se livrar de algumas das pessoas, e, em seguida, aglutinar a equipe para competir e vencer corridas, eu acho isso muito louvável. Mas precisamos de mais carros no grid. Precisamos de mais equipes – obviamente elas trazem mais carros – e nós só precisamos ter uma estabilidade nos regulamentos para dar às equipes menores mais tempo de recuperar o atraso, mas também manter o custo baixo. Essas mudanças com os motores, por exemplo agora, especialmente com os carros turbo, pelo que ouvi, tem sido absolutamente loucas”, concluiu.
2016, campeão, carros, custos, equipe, esporte, f1, formula 1, grid, mclaren, nigel mansell, red bull, site
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.