Newey afirma que gosta de mudanças no regulamento

segunda-feira, 13 de maio de 2024 às 9:33

Adrian Newey

Adrian Newey deixará a Red Bull antes que a Fórmula 1 inaugure uma nova era do regulamento em 2026, mas ele diz que gosta de mudanças.

Os próximos passos de Newey ainda não são conhecidos. Ele deixará a equipe de Milton Keynes no início de 2025 e não trabalhará mais no programa de desenvolvimento da Red Bull na F1, concentrando suas atenções no hipercarro RB17.

Isso significa que Newey não terá mais nenhuma influência nos preparativos da equipe para as novas regras de chassis que serão introduzidas juntamente com uma revisão das unidades de potência após a próxima temporada.

Embora ele esteja sendo fortemente ligado à Ferrari, não se sabe se essa mudança se concretizará ou se acontecerá a tempo de ele liderar o projeto do carro de 2026 da equipe italiana.

“Eu gosto de mudanças no regulamento, com certeza”, disse ele à Sky Sports F1 ao ser questionado se deseja fazer parte do novo ciclo do regulamento.

“Essa safra atual do regulamento foi a maior mudança que tivemos desde 1983, quando surgiram os assoalhos com fundo plano. Então, eu realmente gostei do desafio de toda a pesquisa e projeto detalhado daquele carro”.

“Esses dois carros subsequentes são evoluções daquele (RB18), e o do próximo ano será a terceira evolução, portanto tem sido uma ótima série – uma que me surpreendeu com o quanto há nesses carros”.

“Quando olhei o regulamento pela primeira vez, não tinha tanta certeza. Mas sim, tem sido divertido”.

Enquanto isso, Christian Horner, chefe da Red Bull, contradisse a alegação de Newey sobre gostar de mudanças no regulamento da F1.

Acredita-se que Horner tenha sido um fator na decisão do chefe técnico da Red Bull de deixar a equipe, com a turbulência interna na equipe provavelmente perturbando Newey.

Essa incerteza foi causada por alegações feitas contra Horner, com uma luta pelo poder que se acredita ter ocorrido como resultado disso.

A saída de Newey e a instabilidade na equipe levaram a especulações sobre o impacto que teve em sua relação de trabalho, algo que será reforçado pela contradição de Horner.

“O irônico é que ele (Newey) sempre odiou cada mudança no regulamento”, disse o chefe da equipe Red Bull à Sky Sports F1.

“2026 é único, porque se trata tanto de chassi quanto de motor. Mas é um mundo muito diferente hoje em dia com o teto de custos e as restrições de recursos que temos”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.