Nem tudo são flores na contratação de Newey pela Aston Martin
terça-feira, 10 de setembro de 2024 às 13:16
Adrian Newey
Adrian Newey pode trazer genialidade indiscutível para a Aston Martin, mas nem tudo é festa, pois alguns problemas potenciais – um deles muito sério – também surgirão.
O mais óbvio e arriscado é manter a equipe dentro do teto de orçamento. Junto com Newey vieram muitos nomes de peso, a maioria deles com salários altíssimos. O regulamento diz que somente três executivos podem ficar fora do teto, mas a Aston terá muito mais que três. Newey vai receber ações da Aston Martin como grande parte de seu pagamento, mas isso claramente fere o espírito do regulamento e certamente as outras equipes vão protestar em algum momento.
Newey como seu novo Parceiro Técnico de Gestão é um grande golpe na guerra interminável de desenvolvimento fora da pista entre as equipes, principalmente as de ponta.
Mas extrair as habilidades que permitiram a Newey supervisionar 12 títulos de construtores e 13 títulos de pilotos não é uma tarefa fácil, eles foram avisados.
“É um grande desafio para uma equipe”, disse Brundle à Sky Sports.
“Se você tem Adrian Newey a bordo e não vence? Então você desperdiçou Adrian Newey.”
“Se você vencer? Então é por causa Adrian Newey.”
“É um problema que eles precisam administrar com maestria. A Red Bull foi extremamente boa em usar a genialidade de Adrian e compartimentar outros aspectos para garantir que eles obtenham o melhor dele.”
Mas Newey saiu e a equipe desabou. Há um sentimento de grande tensão entre todos na Red Bull neste momento.
“Adrian terá 66 anos no ‘Boxing Day’. Ele tem uma enorme quantidade de sucesso por trás dele.”
“Tenho certeza de que esta é sua última jogada com uma grande equipe, e ele vai querer que seja um sucesso.”
“Você pode ter certeza de que, para coisas de grande porte, ele é o homem que você quer que olhe para isso.”
“Aston Martin, como outras equipes, tem um longo caminho ao norte de 1.000 pessoas e você precisa manter todos incentivados. Eles não querem ser jogadores secundários.”
“É uma operação delicada introduzir Adrian em uma equipe como essa.”
“Mas ele trabalhou com a Honda enquanto estava na Red Bull, então será útil nessa frente. Assim como Andy Cowell, o ex-homem da Mercedes que está se tornando CEO.”
“Ele deve ter algo em sua cabeça sobre a mudança realmente massiva de aerodinâmica que acompanha as novas unidades de potência de 2026.”
“Eu teria certeza de que, para coisas de grande porte, ele terá ideias críticas. Ele apenas colocará algo, aqui e ali, que fará a diferença.”
“Além disso, ele é implacável. Se Adrian quer algo, ele vai conseguir. Mesmo que pareça impossível em termos de tempo ou orçamento, ele vai persistir até conseguir o que sabe ser certo.”
“É por isso que você precisa de uma equipe com algum poder (político) para fazer o melhor uso dele.”
Newey começará a trabalhar em Silverstone em março de 2025, dando a ele tempo para supervisionar a direção do carro de 2026 da Aston Martin.
O dono da equipe Lawrence Stroll admitiu que eles passarão o próximo ano se concentrando em 2026, quando as novas regras da F1 entrarem em vigor.
Mas o brilhantismo de Newey também trará novos problemas que a Aston Martin deve ser ágil o suficiente para resolver, avisou Brundle.
Adrian Newey Aston Martin, Aston Martin teto orçamentário, Newey traz problemas, noticias f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.