Piquet captura dois troféus em Washington e está a um ponto da liderança no GRC
domingo, 22 de junho de 2014 às 16:41
Nelsinho Piquet
Nelsinho Piquet conquistou um par de troféus nesta tarde na terceira etapa do Red Bull Global Rallycross Championship realizada na capital americana. Na principal categoria, os Supercars, o brasileiro levou o carro #75 ao segundo lugar na finalíssima, sua melhor colocação em eventos de rallycros até hoje.
Mais cedo, no GRC Lites, ele foi terceiro colocado com o carro #07 da Piquet Sports patrocinado pela GoPro. Também foi sua melhor performance na classe de formação de pilotos do rallycross.
Após um quarto lugar em Barbados, um terceiro nos XGames e agora o segundo em Washington, Piquet Jr acumula 134 pontos e está apenas um atrás de Scott Speed na tabela de classificação.
“O saldo em Washington foi muito positivo. É claro que depois das vitórias em todas as eliminatórias e na semifinal sabia que poderia brigar pela vitória na final também. Foi o que eu fiz até a última curva da última volta. Mas meu companheiro Patrik Sandell estava muito rápido e não ia ser possível atacar pela ponta sem assumir o risco muito grande de prejudicar a corrida dele e a minha por causa de uma diferença de cinco pontos no campeonato. Então pressionei até o final, fazendo uma corrida limpa”, declarou o dono do carro #75 patrocinado pela WIX Filters após a bandeirada final.
Nelsinho largou por dentro na primeira fila da finalíssima, mas Sandell saltou a frente e assumiu a ponta. Logo na primeira volta os dois usaram o joker (trajetória mais curta, de passagem obrigatória em uma das voltas de cada bateria). A partir daí a prova teve um duelo entre os companheiros das equipes oficiais da Ford até o último giro. O finlandês Joni Wiman, também companheiro dos dois primeiros, completou o pódio.
“Começamos em quarto, depois terceiro e agora segundo. A vitória está batendo na trave e espero que ela venha logo na próxima corrida, em Nova York”, acrescentou Piquet.
Na corrida dos Lites, largando no meio do grid, o carro #07 caiu para terceiro na luz verde. Nelsinho então usou o joker logo na volta inicial para avançar à vice-liderança. Até a oitava das 10 voltas, ele abriu vantagem para o sueco Kevin Eriksson, que o perseguia. Mas o carro então começou a apresentar super-aquecimento, com cortes no funcionamento do motor. Então o adversário se aproximou e realizou a ultrapassagem usando o joker na volta final.
“Conseguimos subir no campeonato da Lites também, o que é positivo. Agora é trabalhar mais ainda. Estamos no caminho certo nas duas categorias”, finalizou o piloto.
Com o intervalo de um mês no calendário do GRC (a próxima etapa, em Nova York é no final de semana de 19 e 20 de julho), Piquet Jr agora volta suas atenções para a Europa. Em duas semanas, em parceria com Matheus Stumpf, ele reassume o Z4 do BMW Team Brasil para a terceira etapa do Mundial de GT da FIA, em Zandvoort (Holanda).
GRC Supercars – Classificação após três etapas (top5):
1. Scott Speed 135 pontos
2. Nelson Piquet Jr 134
3. Steve Arpin 108
4. Patrik Sandell 108
5. Joni Wiman 85
GRC Lites – Classificação após duas etapas (top5):
1. Mitchell DeJong 112 pontos
2. Kevin Eriksson 100
3. Nelson Piquet Jr 75
4. Austin Cindric 75
5. Átila Abreu 72
brasileiro, carro, grc, nelsinho piquet, rallycross, red bull, washington
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.