Muito difícil trabalhar com Marko gritando com você o tempo todo

quarta-feira, 3 de janeiro de 2024 às 17:15

Giedo van der Garde

O ex-piloto da Caterham F1, Guido van der Garde, acusou Helmut Marko de acabar com a carreira de Nyck de Vries na F1. O holandês foi demitido com apenas dez corridas na AlphaTauri após algumas críticas públicas brutais do conselheiro da Red Bull.

O holandês de 28 anos mostrou-se promissor em sua estreia na F1 com uma atuação na Williams em Monza em 2022, o que levou Marko a contratá-lo para a AlphaTauri para a temporada de 2023. Mas De Vries sobreviveu apenas dez corridas na equipe após um início fraco de temporada.

Com o ex-campeão da Fórmula 2 e da Fórmula E ficou lutando contra o companheiro de equipe Yuki Tsunoda, Marko decidiu demitir De Vries antes do GP da Hungria, com Daniel Ricciardo retornando ao assento de uma equipe da Red Bull para fornecer competição para o fraco desempenho de Sergio Perez.

Questionado se a AlphaTauri estava certa ou não em substituí-lo por Ricciardo, Van der Garde disse: “Puramente no papel, então você pode até dizer que sim. Mas isso não é totalmente justo. Afinal, não se esqueça que o carro da AlphaTauri estava muito ruim no início da temporada e Yuki Tsunoda também não estava aguentando.

Difícil trabalhar com Helmut Marko

“Nyck estava lutando sob muita pressão depois de apenas algumas corridas. Sabemos o quão difícil é quando Helmut Marko grita todo fim de semana que você tem que ser melhor, que tem que ser mais rápido, que você tem que estar à frente de Tsunoda porque você deveria ser o líder da equipe. Então você “quebra” em algum momento.”

“Claro, não é normal pensar que quando você é novo na Fórmula 1, você pode atrair uma equipe assim na hora. Isso leva de seis meses a nove meses. Mas todo mundo pensou que depois daquela corrida na Williams, ele iria mostrar isso, mas não funciona assim. Portanto, é incrivelmente lamentável que ele não tenha tido mais tempo.”

Depois de se recuperar de uma lesão sofrida durante os treinos livres antes do GP da Holanda, Ricciardo encontrou seu ritmo e conseguiu um impressionante P7 no México, após uma exibição sensacional na classificação.

Os seis pontos conquistados com esse resultado, combinados com as ótimas e consistentes exibições de Tsunoda, ajudaram AlphaTauri a ultrapassar a Haas e a Alfa Romeo para terminar em P8 na classificação dos construtores.

De Vries passou o resto da campanha de 2023 afastado, embora tenha garantido um retorno em tempo integral às corridas na próxima temporada. O holandês retornará à Fórmula E com a Mahindra depois de passar três temporadas na Mercedes entre 2019 e 2021.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.