MotoGP – Início da temporada de 2019
segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019 às 16:23
MotoGP
Colaboração: Carlos Alberto Goldani
Os primeiros testes oficiais de 2019 iniciam no próximo dia 8 de fevereiro em Sepang na Malásia. Embora a mídia especializada não tenha antecipado nenhuma grande alteração é certo que novidades técnicas devem surgir, uma vez que cada equipe continua a desenvolver seus equipamentos em busca de décimos de segundo que possam decidir uma prova.
Uma alteração é obrigatória, a utilização da plataforma inercial (IMU) padronizada, a exemplo do que foi feito com a central eletrônica (ECU) em 2016. A IMU informa para a ECU, entre outras coisas, os ângulos de inclinação da moto, entretanto como este valor é obtido pelo resultado de medições de diversos sensores (giroscópios), existe um processamento de informações antes de um número ser encaminhada para a ECU. Para evitar que alguma equipe utilize esta oportunidade para obter vantagens, a Federação Internacional de Motociclismo e o Diretor de Tecnologia da MotoGP decidiram por uma IMU idêntica para todas as equipes, com o objetivo de favorecer a competitividade.
A MotoGP apresenta novidades na composição do Grid para 2019 promovendo a renovação com quatro pilotos estreantes, que apresentaram excelentes performances nas classes de acesso (Moto2 e Moto3), Francesco Bagnaia (Italiano – Alma Pramac Racing), Miguel Oliveira (Português – Tech 3 Racing KTM), Joan Mir (Espanhol – Team Suzuki Ecstar) e Fabio Quartararo (Francês – Petronas Yamaha SIC).
Houve também muita movimentação entre equipes e pilotos. A Petronas SIC (Sepang International Circuit) que participava da Moto2 herdou as vagas que pertenciam a Ángel Nieto Racing e vai atuar como satélite da Yamaha, em uma situação distinta da Tech3 em 2018 que alugava equipamentos que participaram de temporadas anteriores. Um de seus pilotos, o campeão mundial de 2017 na Moto2 Franco Mordidelli, deve utilizar uma M1 Especificação “A”, com o mesmo nível de atualização das motos de Valentino Rossi e Maverick Vinales da equipe oficial de fábrica. A segunda moto da equipe que deve ser pilotada pelo francês Fábio Quartararo, uma M1 Especificação B que participou do mundial de 2018.
A temporada se 2019 inicia alinhando duas motos a menos no grid pela desistência da Marc VDS. As fabricantes Honda e Ducati competem com duas motos a menos cada e a KTM com duas a mais, as vagas criadas pela desistência da Ángel Nieto (Ducati) foram compensadas pela criação da Petronas SIC e a retirada da Marc VDS privou a Honda de dois equipamentos. A Tech3 encerrou uma parceria de 20 anos com a Yamaha e assinou um contrato para operar como satélite da KTM, com direito a utilizar equipamentos com o mesmo nível de desenvolvimento da equipe oficial. A fábrica austríaca deve alinhar no grid de largada quatro máquinas RC16 praticamente idênticas, na equipe oficial pilotadas por Johann Zarco e Pol Espargaró e na satélite com o novato Miguel Oliveira e o tailandês Hafizh Syahrin.
A análise dos pilotos relacionados para a temporada de 2019 contempla alguns fatos interessantes, por exemplo, o mais velho Valentino Rossi que faz 40 anos em 17 de fevereiro, tem o dobro da idade do mais jovem, Fabio Quartararo, com apenas 19. Danilo Petrucci é o mais alto (1,81m) e mais pesado (78kg), Andrea Dovizioso é o mais baixo (1,67m) e Joan Mir o mais leve (60kg). A média de idade é pouco mais de 26,8 anos. O mais experiente é Valentino Rossi que disputa o mundial a 24 anos, 20 na classe principal (500cc e MotoGP), esteve presente em 383 largadas e é o maior vencedor em atividade, 115 vitórias e 10 títulos mundiais. Os números de seu currículo não têm possibilidade matemática de serem superado nas próximas duas temporadas. Embora seu último título mundial tenha sido em 2009, desde o seu regresso para a Yamaha em 2015 depois de duas temporadas frustrantes na Ducati, acrescentou a seu histórico apenas 7 vitórias, 4 em 2015, 2 em 2016, uma em 2018 e um ano sabático em 2018. Repsol-Honda e Ducati adotaram estratégias diferentes para 2019, enquanto a equipe espanhola aposta na excelência de seus dois pilotos (Márquez e Lorenzo) e não pretende impor uma hierarquia na equipe, os italianos deixaram explícito que todo o esforço será concentrado em Andrea Dovizioso e que Danilo Petrucci deve ser apenas uma opção.
A relação dos pilotos inscritos no Mundial de 2019 é a seguinte:
Construtor | Equipe | Modelo | nº | Piloto |
Aprilia | Aprilia Racing Team | Aprilia RS-GP | 41 | Aleix Espargaró |
Aprilia RS-GP | 29 | Andrea Iannone | ||
Ducati | Mission Winnow Ducati | Ducati Desmosedici GP19 | 4 | Andrea Dovizioso |
Ducati Desmosedici GP19 | 9 | Danilo Petrucci | ||
Pramac Racing | Ducati Desmosedici GP19 | 43 | Jack Miller | |
Ducati Desmosedici GP18 | 63 | Francesco Bagnaia | ||
Avintia Racing | Ducati Desmosedici GP18 | 53 | Tito Rabat | |
Ducati Desmosedici GP18 | 17 | Karel Abraham | ||
Honda | Repsol Honda Team | RC213V Espec A | 99 | Jorge Lorenzo |
RC213V Espec A | 93 | Marc Márquez | ||
LCR Honda | RC213V Espec A | 35 | Cal Crutchlow | |
RC213V Espec B | 30 | Takaaki Nakagami | ||
KTM | Red Bull KTM Racing | KTM RC16 | 5 | Johann Zarco |
KTM RC16 | 44 | Pol Espargaró | ||
Red Bull KTM Tech | KTM RC16 | 88 | Miguel Oliveira | |
KTM RC16 | 55 | Hafizh Syahrin | ||
Suzuki | Team Suzuki Ecstar | Suzuki GSX-RR | 42 | Álex Rins |
Suzuki GSX-RR | 36 | Joan Mir | ||
Yamaha | Yamaha Factory Racing | Yamaha YZR-M1 Espec A | 12 | Maverick Viñales |
Yamaha YZR-M1 Espec A | 46 | Valentino Rossi | ||
Petronas Yamaha SRT | Yamaha YZR-M1 Espec A | 21 | Franco Morbidelli | |
Yamaha YZR-M1 Espec B | 20 | Fabio Quartararo |
Carlos Alberto Goldani
Porto Alegre – RS
Quer ver todos os textos de colaboradores? Clique AQUI
Os artigos publicados de colaboradores não traduzem a opinião do Autoracing. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate sobre automobilismo e abrir um espaço para os fãs de esportes a motor compartilharem seus textos com milhares de outros fãs.
[the_ad id=”237860″]
equipes motogp 2019, moto gp 2019, motogp 2019, pilotos motogp 2019, temporada 2019 motogp
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.