Conheça o circuito de Mugello
sábado, 12 de setembro de 2020 às 8:00
Circuito de Mugello
O circuito de Mugello fica na cidade de mesmo nome, localizada na região da Toscana, a 30 km ao nordeste de Florença. É moderno e considerado um dos melhores de todo o calendário do Campeonato Mundial de Motovelocidade em termos de instalações e infra-estrutura. Foi fundado em 1945 e recebeu a sua primeira prova da Moto GP em 1976. A partir de 1991, tornou-se cenário permanente do calendário oficial.
Em 1988 o circuito foi comprado pela Ferrari, que desde então vem realizando frequentes reformas. A pista com 14 metros de largura tem 5.245 metros de extensão com cinco curvas para a esquerda, nove para a direita e uma grande reta de 1.141 metros. É considerada como uma das mais técnicas do mundo. Em 2020, sedia seu primeiro GP de Fórmula 1, batizado de GP da Toscana.
O CIRCUITO
“Trata-se de um circuito exigente e muito técnico. Para se conseguir uma volta rápida é muito importante estar com tudo no ponto e pilotar sem erros. Se o piloto for muito agressivo, a sensação será de que está muito rápido, mas não é bem assim; é fundamental uma pilotagem bem feita e bem traçada”.
A reta: “Para encarar bem a reta de largada/chegada é fundamental sair bem da Bucine, a última curva que determina a velocidade máxima na reta e que se torna fundamental para toda a volta. Mugello é um dos circuitos mais rápidos, se não o mais veloz, e na reta principal, de 1.141 metros, é preciso entrar com tudo”.
Curva San Donato: “É uma curva complicada, quando de passa da sexta marcha para a segunda. Não se vê a curva até quando já se está em cima dela, quando se faz necessário frear forte. Isso requer um bom controle da roda dianteira e a capacidade de manter a trajetória para dentro, para poder entrar bem na Luco”.
Curvas Luco e Poggiosecco: “Aqui chegamos à primeira chicane, em que não existem muitas trajetórias possíveis – um máximo de dez centímetros de variação para manter a trajetória justa em toda a chicane. Temos uma curva estreita, à esquerda (Luco) e em seguida outra à direita (Poggiosecco), da qual é importante sair bem”.
Curvas Materassi e Borgo San Lorenzo: “Para mim, esta é a segunda chicane, com uma forte freada para em seguida encarar uma curva dupla, à esquerda e à direita, em segunda marcha. Neste ponto, a pista entra em descendente, o que faz da aceleração um fator importante e a moto tende a forçar o piloto a uma forte freada para entrar naquela que para mim é a parte mais bonita do traçado, as curvas Casanova e Savelli. Ali também é fundamental não sair da trajetória porque, se o piloto abrir muito, não entra bem nas Arrabbiata 1 e 2, duas das curvas mais bonitas do Mundial. A Arrabbiata 1 exige muita força porque é uma curva para fora e, quando o piloto sai da Arrabbiata 2, entra em uma subida e a moto tende a sair do controle”.
Curva Scarperia: “O piloto não pode abrir muito nesta curva e deve manter a trajetória interna para poder entrar bem na curva Pelagio, que para mim é outra chicane. Aqui não se pode andar muito forte porque existe uma forte descida depois da Pelagio e a moto tende a sair do controle. Depois da subida, abre-se a trajetória para uma nova descida e entrar na curva Correntaio, difíocil, em descida, local de quedas frequentes e importantes na história do Mundial. Trata-se de uma curva muito larga, que alguns passam em segunda marcha e outra mais rápido, mas o importante é sair muito bem dela porque logo em seguida já se engancha com a chicane Biondetti 1 e 2, que é muito rápida e se faz em terceira marcha. Nesta chicane existe somente uma trajetória, e não se pode sair dela porque a moto te força para fora na saída”.
“Uma forte freada para entrar na curva Bucine, que para mim é a mais importante do circuito. É fundamental contorná-la bem e sair acelerando forte. O ajuste da moto tem de estar realmente bom para que o piloto possa extrair toda a potência do motor para o momento de dar todo o gás nesta curva que é de descida, que, com disse antes, se for bem feita garante uma máxima velocidade na reta”.
Clique AQUI para fazer suas apostas esportivas
autoracing, campeonato, circuito, colin edwards, moderno, motogp, mugello, mundial, noticias
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.