Montoya: Franco Colapinto ainda pode correr em 2025
segunda-feira, 23 de dezembro de 2024 às 17:19
Franco Colapinto
Depois de anos com poucas mudanças grid da Fórmula 1, a temporada de 2025 terá um grid com uma quantidade de novatos que não se via há décadas.
Valtteri Bottas, Sergio Perez e Kevin Magnussen são alguns os nomes que não estarão no grid no ano que vem depois que todas as 10 equipes de F1 confirmaram suas duplas para 2025.
No entanto, um piloto que apareceu nesta temporada e rapidamente chamou a atenção foi Franco Colapinto.
Colapinto foi convocado pela Williams para as nove corridas finais de 2024 depois que o chefe da equipe James Vowles decidiu substituir Logan Sargeant.
O argentino marcou pontos em Baku e Austin, mas sabia que não tinha uma vaga titular para a próxima temporada, pois a Williams já havia contratado Carlos Sainz para se juntar a Alex Albon em 2025.
A Red Bull e a RB estavam interessadas em Colapinto, mas acabaram optando por Liam Lawson e Isack Hadjar para serem promovidos a cada um de seus assentos.
A Alpine também estava interessada em Colapinto, mas deu a Jack Doohan uma estreia antecipada em Abu Dhabi e continuará com o australiano, pelo menos nas primeiras corridas da temporada de 2025, já que existe um forte boato que o contrato dele cobra apenas os cinco ou seis primeiros GPs.
Juan Pablo Montoya acredita que Colapinto está na “melhor posição” para retornar à F1 no ano que vem, pois ele pode ver a Williams trocá-lo por Albon ou a Alpine por Doohan
Montoya: Franco Colapinto pode substituir Alex Albon em 2025
Montoya foi questionado sobre o fato da América Latina ter perdido dois pilotos, Perez e Colapinto e respondeu: “Nunca tivemos uma vida fácil, é claro, mas sim, eu teria demitido Checo depois do GP México, ok.”
“E Colapinto está melhor ficando na Williams. É a melhor posição para se ter.”
“Há rumores de uma opção na Alpine, mas eu sei que Doohan começa a temporada e Franco não começa a temporada… mas talvez ele a termine.”
“Algo pode acontecer com ele e eu insisto, a melhor chance é ficar porque não sei como Albon vai lidar com a pressão de ter um companheiro de equipe do calibre de Carlos Sainz.”
Albon tem sido o piloto principal da Williams nas últimas três temporadas, desde que tirou um ano para pensar quando perdeu sua vaga na Red Bull.
Ele era muito superior a Nicholas Latifi e Sargeant, mas Colapinto mostrou que Albon não tinha quase nenhuma vantagem sobre um piloto novato bom e enfrentar Sainz será um teste muito mais difícil.
As dúvidas sobre Franco Colapinto aumentaram no final da temporada de 2024
Colapinto começou a entregar pela Williams assim que entrou no carro em Monza. Ele também animou os fãs de seu país Argentina e do vizinho Brasil, que não tinham um piloto para apoiar há algum tempo.
Colapinto conseguiu muitos patrocínios que o tornaram uma perspectiva ainda mais atraente para as equipes.
No entanto, acidentes no Brasil e em Las Vegas destacaram sua crueza e se ele continuar como piloto reserva da Williams em 2025, a quantidade de testes que ele poderá fazer será limitada.
Helmut Marko não tinha certeza se Colapinto valia o dinheiro quando a Red Bull foi associada a trazê-lo.
Independentemente dessas dúvidas, com tantos novatos no grid no ano que vem, se alguém estiver com desempenho abaixo do esperado, Colapinto será uma alternativa empolgante.
Para Albon — que tem dois pódios em sua carreira — ele saberá que um substituto comprovado na F1 está pronto e esperando se ele não corresponder às expectativas em 2025.
comente formula 1, f1, formula 1, juan pablo montoya, noticias f1, noticias Franco Colapinto, noticias williams f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.