Montezemolo: “A F1 exagera nas punições”
domingo, 22 de dezembro de 2024 às 9:45
Max Verstappen e Lando Norris
O ex-presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, não concorda com o rumo que as coisas estão tomando na Fórmula 1. Ele comenta sobre a grande quantidade de punições por contatos e limites de pista que estão sendo dadas aos pilotos.
As punições estão sendo constantes nos últimos anos. Nas últimas etapas de 2025, quem mais reclamou foi Max Verstappen. O tetracampeão perdeu 20 segundos no GP do México após embates com Lando Norris. No Catar, perdeu uma pole position para George Russell por ter atrapalhado o rival em uma volta lenta na classificação.
Em treinos classificatórios, por outro lado, é bastante comum ver pilotos perdendo suas voltas rápidas por terem passado por muito pouco dos limites de pista. Às vezes mesmo tendo perdido tempo com a manobra, os comissários não perdoam.
Montezemolo usa um exemplo emblemático de uma corrida de F1 verdadeira e difícil de uma era passada entre dois grandes do esporte, René Arnoux e Gilles Villeneuve no Circuito de Dijon Prenois, durante o Grande Prêmio da França de 1979.
“A F1 é feita de duelos saudáveis: o que teriam feito no duelo entre Villeneuve e Arnoux, teriam colocado eles na cadeia?”, disse o ex-presidente da Ferrari, que acha que a F1 está exagerando no comportamento regulatório e acredita que a categoria deve ter cuidado para não perder a emoção ligada ao esporte.
“Acho que estamos exagerando, tanto em termos de contato físico quanto em ir além das linhas da pista. Então a Fórmula 1 está se tornando um relógio de precisão: devemos deixar espaço para a emoção, a coragem e a capacidade dos pilotos que não devem olhar para os milímetros. É um dos pontos a refletir para mudar um pouco as coisas”, concluiu Montezemolo.
contato, f1, ferrari f1, formula 1, limites, luca di montezemolo, max verstappen, noticias f1, pista
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.