México 2019: Hamilton vence e se aproxima do título
domingo, 7 de novembro de 2021 às 9:00
Lewis Hamilton
Lewis Hamilton se recuperou de um incidente na primeira volta para vencer o GP do México, ficando ainda mais próximo de seu sexto título mundial na Fórmula 1.
Hamilton deu um passeio pela grama no começo da prova e caiu para quinto, mas executou brilhantemente a estratégia de uma parada e derrotou ambas as Ferraris para conquistar sua 10ª vitória da temporada.
Sebastian Vettel não conseguiu atacar Hamilton depois de perder terreno devido à estratégia e teve de se contentar com o segundo lugar, com Valtteri Bottas em terceiro.
O pole e líder inicial Charles Leclerc caiu para quarto, bastante prejudicado pela estratégia de dois pit-stops.
A Ferrari controlou as primeiras voltas apesar de Leclerc ter sido levemente tocado por Vettel após perder o traçado na freada da curva 4 e ficar lento na apertada curva seguinte à direita.
Mais atrás, Hamilton já havia enfrentado um problema quando Max Verstappen o desafiou por dentro na primeira curva.
O britânico perdeu um pouco o traçado e escapou de traseira em cima da zebra externa, o que jogou seu carro para a direita e fez com que ele e Verstappen fossem para a grama entre as curvas 2 e 3.
O incidente deixou Hamilton em quinto, atrás de Alex Albon e Carlos Sainz, enquanto Verstappen caiu para oitavo, atrás de Lando Norris e Bottas.
Hamilton passou Sainz na curva 1 na quarta volta e manteve essa posição no restante de seu primeiro stint, que foi até a volta 23 – oito a mais que Leclerc e nove a mais que Albon, ambos comprometidos com uma estratégia de duas paradas.
Entretanto, Vettel – que assumiu a ponta quando Leclerc parou – e Bottas fizeram primeiros stints 13 e 14 voltas mais longos que Hamilton, respectivamente.
O pit-stop antecipado de Hamilton lhe permitiu deixar Vettel para trás, porém a desvantagem de pneus deixou o pentacampeão mundial temeroso de que não poderia se defender quando o alemão parasse.
Porém, quando Leclerc e Albon fizeram seus segundos pit-stops e deixaram Hamilton liderando à frente de Vettel, o britânico manteve seu perseguidor mais de dois segundos atrás nas 20 voltas seguintes.
Durante esse período, Bottas colou na traseira de Vettel, enquanto Leclerc usou seus pneus mais novos após sua segunda parada e tirou a diferença que o separava do trio à frente.
Restando 12 voltas, Leclerc quase se colocou na zona do DRS de Bottas, mas travou seu pneu dianteiro esquerdo na curva 4 e perdeu o traçado, o que dobrou sua desvantagem para o finlandês.
Mais à frente, Vettel ficou a menos de dois segundos de Hamilton pela primeira vez a oito voltas do final, mas o piloto da Mercedes deu uma resposta imediata e continuou mantendo a Ferrari fora da zona do DRS.
O triunfo de Hamilton e o terceiro lugar de Bottas ampliaram sua liderança no campeonato em 10 pontos, mas ele precisava de 14 a mais para confirmar o hexacampeonato. Agora, Hamilton tem uma vantagem de 74 pontos com 78 disponíveis nas três etapas finais.
Atrás dos quatro primeiros, Albon foi o quinto e seu companheiro Verstappen se recuperou para terminar em sexto depois de um incrível stint de 66 voltas com pneus duros.
A corrida de Verstappen foi arruinada no início; depois da escapada devido ao toque com Hamilton, ele teve o pneu traseiro direito furado após uma ultrapassagem agressiva sobre Bottas na seção do estádio.
Ele retornou lentamente aos pits com o pneu destruído e caiu para último antes de escalar gradualmente o pelotão sem paradas extras graças ao impressionante gerenciamento dos pneus.
O favorito local Sergio Perez resistiu à pressão de Daniel Ricciardo e garantiu as honras de melhor do resto em sétimo.
O companheiro de Ricciardo na Renault, Nico Hulkenberg, parecia destinado a chegar em nono, mas foi atingido por Daniil Kvyat na última volta, rodou e bateu nas barreiras.
Kvyat cruzou a linha em nono, com seu companheiro Pierre Gasly também passando Hulkenberg – que recebeu a bandeira quadriculada em 11º com a asa traseira quebrada.
Classificação da prova:
Pos. | Piloto | Equipe | Voltas | Tempo/dif. |
1 | Lewis Hamilton | MERCEDES | 71 | 1:36:48.904 |
2 | Sebastian Vettel | FERRARI | 71 | +1.766s |
3 | Valtteri Bottas | MERCEDES | 71 | +3.553s |
4 | Charles Leclerc | FERRARI | 71 | +6.368s |
5 | Alexander Albon | RED BULL HONDA | 71 | +21.399s |
6 | Max Verstappen | RED BULL HONDA | 71 | +68.807s |
7 | Sergio Perez | RACING POINT MERCEDES | 71 | +73.819s |
8 | Daniel Ricciardo | RENAULT | 71 | +74.924s |
9 | Daniil Kvyat | TORO ROSSO HONDA | 70 | 1 volta |
10 | Pierre Gasly | TORO ROSSO HONDA | 70 | 1 volta |
11 | Nico Hulkenberg | RENAULT | 70 | 1 volta |
12 | Lance Stroll | RACING POINT MERCEDES | 70 | 1 volta |
13 | Carlos Sainz | MCLAREN RENAULT | 70 | 1 volta |
14 | Antonio Giovinazzi | ALFA ROMEO FERRARI | 70 | 1 volta |
15 | Kevin Magnussen | HAAS FERRARI | 69 | 2 voltas |
16 | George Russell | WILLIAMS MERCEDES | 69 | 2 voltas |
17 | Romain Grosjean | HAAS FERRARI | 69 | 2 voltas |
18 | Robert Kubica | WILLIAMS MERCEDES | 69 | 2 voltas |
19 | Kimi Raikkonen | ALFA ROMEO FERRARI | 58 | abandono |
20 | Lando Norris | MCLAREN RENAULT | 48 | abandono |
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