Mercedes se arrepende de sua reação em Silverstone 2021
quinta-feira, 9 de janeiro de 2025 às 9:21
Lewis Hamilton e Max Verstappen
Bradley Lord, chefe de comunicações da Mercedes, expressou pesar pela forma como a equipe lidou com as consequências do grave acidente de Max Verstappen no GP da Inglaterra de 2021.
Foi um ponto crítico significativo em uma das temporadas mais controversas e disputadas da história da Fórmula 1.
Verstappen e Lewis Hamilton se desentenderam diversas vezes durante a disputa acirrada pelo campeonato, mas os eventos que aconteceram em Silverstone foram de longe os mais severos.
Apesar de Verstappen ter conseguido sair do carro sem ajuda, ele ainda estava sentindo os efeitos do impacto do 51G meses após o acidente.
O holandês revelou que posteriormente teve problemas de visão, e Christian Horner, chefe da Red Bull, contou que o piloto ficou brevemente inconsciente.
Lord explicou como a Mercedes confiou na palavra de um membro da Red Bull sobre a condição de Verstappen após a colisão, o que levou a equipe de Brackley a considerar a saúde do holandês “um pouco garantida” em sua abordagem de relações públicas.
“Se fôssemos falar de um arrependimento, acho que, por termos acreditado na palavra de um membro da Red Bull – portanto, considerado um pouco garantida – seria a condição de Max após sua batida em Silverstone 2021”, disse ele ao planetf1.com.
“Acho que a forma como fomos percebidos ao lidar com aquelas consequências foi um ponto em que esse relacionamento azedou dramaticamente naquela temporada”.
“Poderíamos ter lidado com isso de uma maneira diferente, que refletisse melhor a preocupação que tínhamos com o bem-estar de Max naquele momento, independentemente da nossa visão do incidente e dos seus certos e errados”.
Hamilton recebeu uma punição de 10 segundos por causar a colisão depois que os comissários o consideraram predominantemente, mas não totalmente, culpado.
Mesmo assim, o heptacampeão mundial conseguiu conquistar a vitória em Silverstone naquele dia, o que gerou uma considerável variação de pontos no campeonato de pilotos.
A Red Bull apelou contra a leniência da penalidade, enviando Alex Albon para a pista nos dias seguintes para recriar o incidente na esperança de provar o quão perigosa foi a manobra de Hamilton por dentro na Copse e que ele não conseguiria fazer a curva naquela velocidade.
A equipe acabou fracassando em seu direito de revisão na tentativa de fazer com que a FIA considerasse uma punição mais severa para o britânico.
“Esperamos que essa decisão marque o fim de uma tentativa da alta gerência da Red Bull de manchar o bom nome e a integridade esportiva de Lewis Hamilton”, disse o comunicado da Mercedes divulgado em resposta.
No entanto, Lord é introspectivo na forma como agora vê o acidente e todas as suas consequências.
“Havia esse lado das coisas, e então, ainda que involuntariamente, antagonizar o relacionamento entre eles e com as bases de fãs de uma forma bastante extrema como aconteceu”, acrescentou ele.
“Provavelmente esse é o momento. Se pudéssemos voltar no tempo e mudar isso, acho que nossas respostas e o que fizemos naquele momento seriam diferentes”.
2021, f1, formula 1, gp da inglaterra, lewis hamilton, max verstappen, mercedes, noticias f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.