Mercedes melhorando terá novo assoalho em Barcelona

segunda-feira, 10 de junho de 2024 às 12:47

GP do Canadá

A equipe Mercedes teve seu melhor final de semana até agora na temporada em Montreal, no fim de semana passado, com George Russell conquistando a pole position e terminando em terceiro.

Mas o resultado não foi tão bom quanto a equipe esperava, com o ritmo do seu W15 tendo sido muito bom em vários momentos do fim de semana.

Uma nova asa dianteira introduzida para ajudar uma atualização recente parece ter melhorado bastante as características de equilíbrio do carro e sugeriu que a equipe finalmente começou a desvendar os segredos do atual efeito solo.

Com planos para mais desenvolvimentos, incluindo um novo assoalho para a próxima corrida em Espanha, o chefe Toto Wolff, admitiu que há uma sensação de que a sua equipe estava finalmente está afastando-se das grandes dificuldades que teve no passado para melhorar o carro, nunca conseguindo entregar o que era esperado.

W15 melhorando

“Acho que definitivamente, desde Ímola, tomamos as medidas certas e colocamos peças no carro que estão funcionando, algo que sofremos demais nos últimos anos”, disse ele.

“Agora sim, parece que estamos adicionando desempenho a cada fim de semana e teremos novidades chegando também, novas peças chegarão em Barcelona que devem nos ajudar. Portanto, espero sinceramente que possamos continuar esta trajetória positiva.”

Embora grande parte do avanço da Mercedes tenha girado em torno de uma nova filosofia de asa dianteira, Wolff diz que as melhorias no carro envolvem muito mais do que isso.

Ele acrescenta que o progresso foi ajudado por uma série de mudanças e por uma melhor compreensão das estruturas do fluxo do ar embaixo e em volta do carro, o que está ajudando a desbloquear o que é necessário.

“Às vezes, quando você traz uma parte altamente visível, como a carroceria ou a asa dianteira, isso é basicamente o que as pessoas pensam que mudou o desempenho”, disse ele.

“Mas a verdade é que, nas últimas três corridas, trouxemos tantas peças novas, visíveis e invisíveis, que contribuíram em milissegundos para mais desempenho.”

“Acho que é aqui que esses ganhos marginais têm esse efeito positivo. Isso foi apenas um enorme esforço da fábrica, então acho que a roda começou a ter algum movimento real.”

O ritmo de Russell às vezes durante o GP do Canadá o colocou no mesmo nível da Red Bull e da McLaren na vitória, mas alguns erros custaram caro para tirá-lo da disputa pela vitória.

Hamilton e Russell insatisfeitos com eles mesmos

Embora tenha havido uma sensação de decepção com o resultado final, com ambos os pilotos da Mercedes sendo bastante duros com eles mesmos e seus próprios desempenhos, Wolff disse que os sentimentos negativos são na verdade um sinal do quão longe a equipe está avançando.

“Acho que quando você termina em terceiro e quarto lugar de onde viemos, então é uma corrida positiva”, disse ele. “P3 e P4 é muito melhor do que tivemos anteriormente nas últimas corridas. Então isso é bom.”

“Mas acho que ambos os pilotos perceberam que havia mais porque poderíamos ter ganhado uma ou duas posições, e é por isso que prevalece um tipo de sentimento negativo.”

“Mas se você tivesse dado a eles o P3 e o P4 antes do fim de semana, provavelmente eles teriam aceitado.”

Questionado após a corrida se achava que a Mercedes tinha um carro para vencer, Wolff disse: “Talvez por alguns minutos sonhamos com isso, mas na realidade, provavelmente não”.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.