McLaughlin vence terceira do ano em Portland; Power amplia liderança
domingo, 4 de setembro de 2022 às 18:45
Scott McLaughlin
Na penúltima rodada da temporada 2022 da Fórmula Indy, o grid de 25 carros foi para a Costa Oeste para uma corrida ao redor do Portland International Raceway. A curva icônica do local é a primeira chicane, que se afunila firmemente e causou muitos incidentes de primeira volta ao longo dos anos.
Inesperadamente, todo o grid passou com sucesso na curva 1 no início da corrida. Ninguém sequer usou a área de escape, e a corrida começou sem interrupção. A condição de bandeira verde persistiu por grande parte da prova, tirando qualquer pensamento de esticar o combustível em uma corrida de duas paradas.
Sem vantagens estratégicas, o pole Scott McLaughlin foi capaz de liderar o pelotão durante toda a tarde. O neozelandês só perdeu a liderança durante os ciclos de pit stops e chegou à vitória por 1s179.
A vantagem de McLaughlin foi mantida por outros lutando atrás dele após uma relargada tardia, que viu seus rivais mais próximos perderem tempo enquanto lutavam pelas primeiras posições. A vitória foi a terceira do piloto de 29 anos na temporada e o manteve vivo na batalha pelo campeonato, mesmo que por pouco.
Will Power cruzou a linha em segundo e conseguiu manter a liderança dos pontos. O comportamento calmo e controlado do veterano continua a servi-lo bem e lhe dá a melhor chance em anos de garantir um segundo título.
Scott Dixon consistentemente recuperou posições de sua largada inicial de 16º lugar. Ao fazer uma corrida sólida e terminar no pódio em terceiro, o hexacampeão mantém vivas suas esperanças de um sétimo título na rodada final no próximo fim de semana.
Infelizmente seu companheiro de equipe sueco, Marcus Ericsson não teve tanta sorte. Depois de largar em 18º, o vencedor da Indy 500 só subiu até o 11º e quase caiu fora da disputa pelo título.
Christian Lundgaard conseguiu assumir o segundo lugar na primeira volta, mas caiu na ordem com uma dose dupla de problemas de pit stop e uma viagem pela área de escape. Ele terminou em 21º, mas o novato ainda foi impressionante em sua estreia em Portland.
A única bandeira amarela do dia veio na volta 84, quando Rinus VeeKay empurrou Jimmie Johnson na parede na zona de frenagem para a curva 1. Johnson foi uma parte inocente no contato, e VeeKay recebeu uma penalidade de drive-through por seu agressão.
Josef Newgarden vinha em quarto lugar, mas perdeu várias posições nas voltas finais por estar com os pneus mais duros, chegando em oitavo. Ele está 21 pontos atrás do líder Power, empatado com Dixon em segundo no campeonato.
Pato O’Ward, o quarto colocado, e Alex Palou, P12, saíram fora da briga pelo título. Ericsson e McLaughin ainda tem chances matemáticas em Laguna Seca, estando respectivamente 39 e 41 pontos atrás do líder Power.
Classificação da prova:
Pos | Piloto | Equipe | Carro | Voltas | Lideradas | Distância | Volta mais rápida | Pitstops | Pts |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | Scott McLaughlin | Team Penske | Dallara DW12-Chevrolet | 110 | 104 | 1h56m15.689s | 59.825s | 3 | 54 |
2 | Will Power | Team Penske | Dallara DW12-Chevrolet | 110 | 2 | +1.179s | 1m0.104s | 3 | 41 |
3 | Scott Dixon | Chip Ganassi Racing | Dallara DW12-Honda | 110 | 0 | +1.6s | 1m0.281s | 3 | 35 |
4 | Patricio O’Ward | Arrow McLaren SP | Dallara DW12-Chevrolet | 110 | 0 | +13.889s | 1m0.456s | 3 | 32 |
5 | Graham Rahal | Rahal Letterman Lanigan Racing | Dallara DW12-Honda | 110 | 2 | +14.821s | 1m0.271s | 3 | 31 |
6 | Colton Herta | Andretti Autosport with Curb-Agajanian | Dallara DW12-Honda | 110 | 0 | +16.304s | 1m0.248s | 3 | 28 |
7 | Alexander Rossi | Andretti Autosport | Dallara DW12-Honda | 110 | 0 | +17.004s | 1m0.527s | 3 | 26 |
8 | Josef Newgarden | Team Penske | Dallara DW12-Chevrolet | 110 | 0 | +17.606s | 59.587s | 3 | 24 |
9 | Callum Ilott | Juncos Hollinger Racing | Dallara DW12-Chevrolet | 110 | 0 | +18.098s | 1m0.345s | 3 | 23 |
10 | Felix Rosenqvist | Arrow McLaren SP | Dallara DW12-Chevrolet | 110 | 0 | +18.635s | 1m0.448s | 3 | 20 |
11 | Marcus Ericsson | Chip Ganassi Racing | Dallara DW12-Honda | 110 | 0 | +23.517s | 1m0.596s | 3 | 19 |
12 | Alex Palou | Chip Ganassi Racing | Dallara DW12-Honda | 110 | 0 | +27.528s | 1m0.056s | 3 | 18 |
13 | Kyle Kirkwood | A.J. Foyt Enterprises | Dallara DW12-Chevrolet | 110 | 0 | +28.332s | 1m0.37s | 3 | 17 |
14 | David Malukas | Dale Coyne Racing with HMD Motorsport | Dallara DW12-Honda | 110 | 0 | +29.029s | 1m0.359s | 3 | 16 |
15 | Jack Harvey | Rahal Letterman Lanigan Racing | Dallara DW12-Honda | 110 | 0 | +31.233s | 1m0.821s | 3 | 15 |
16 | Devlin DeFrancesco | Andretti Steinbrenner Autosport | Dallara DW12-Honda | 110 | 0 | +32.575s | 1m0.335s | 3 | 14 |
17 | Hélio Castroneves | Meyer Shank Racing | Dallara DW12-Honda | 110 | 0 | +33.812s | 1m0.163s | 3 | 13 |
18 | Takuma Sato | Dale Coyne Racing with RWR | Dallara DW12-Honda | 110 | 0 | +34.088s | 1m0.925s | 3 | 12 |
19 | Romain Grosjean | Andretti Autosport | Dallara DW12-Honda | 110 | 0 | +34.73s | 1m0.256s | 3 | 11 |
20 | Rinus VeeKay | Ed Carpenter Racing | Dallara DW12-Chevrolet | 110 | 0 | +35.445s | 1m0.47s | 4 | 10 |
21 | Christian Lundgaard | Rahal Letterman Lanigan Racing | Dallara DW12-Honda | 110 | 1 | +44.55s | 1m0.014s | 4 | 10 |
22 | Dalton Kellett | A.J. Foyt Enterprises | Dallara DW12-Chevrolet | 109 | 0 | +1 lap | 1m01.126s | 3 | 8 |
23 | Simon Pagenaud | Meyer Shank Racing | Dallara DW12-Honda | 100 | 0 | +10 laps | 59.872s | 4 | 7 |
Jimmie Johnson | Chip Ganassi Racing | Dallara DW12-Honda | 82 | 0 | DNF | 1m0.339s | 3 | 6 | |
Conor Daly | Ed Carpenter Racing | Dallara DW12-Chevrolet | 67 | 0 | DNF | 1m01.573s | 2 | 5 |
corrida, ganassi, josef newgarden, penske, Portland, scott dixon, scott mclaughlin, will power
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.