McLaren terá atualizações importantes começando no GP dos EUA

segunda-feira, 14 de outubro de 2024 às 13:44

Zak Brown

Depois de começar o ano como a terceira ou até quarta força na F1, o desenvolvimento certeiro da McLaren transformou sua temporada. O MCL38 tem sido o carro mais rápido há algum tempo, aumentando a pressão sobre a Red Bull para responder. Enquanto os campeões lutam para encontrar desempenho, várias atualizações estão em andamento na McLaren.

McLaren apresentará atualizações que estavam reservadas

Apesar de sua rápida ascensão no grid, a McLaren tem sido extremamente disciplinada em seu desenvolvimento de meio de temporada.

Muitas equipes, incluindo rivais os diretos Red Bull, Ferrari e Mercedes, sofreram contratempos nesta temporada. Apenas a McLaren evitou as armadilhas que se tornaram tão comuns com esta geração de carros de F1 com efeito solo de tuneis Venturi.

Para a Red Bull, as atualizações trazidas para a Hungria não conseguiram produzir um desempenho significativo – marcando o início de um período de estagnação prolongado.

Um dilema semelhante surgiu para a Ferrari após o GP da Espanha, com as atualizações introduzidas em Barcelona tornando o SF-24 imprevisível e difícil de otimizar o acerto de carro. A Mercedes também sofre com uma gangorra de desempenho.

Não faltam atualizações para a equipe de Zak Brown

Para evitar esse destino, a McLaren demonstrou grande contenção em sua abordagem de atualização nesta temporada. Os componentes só são levados para a pista quando o pessoal da fábrica de Woking tem bastante certeza de que eles realmente funcionarão na pista.

Talvez mais significativamente, a equipe inglesa tem o cuidado de evitar seguir uma direção de desenvolvimento fadada ao fracasso – como vários rivais fizeram. No GP da Holanda, por exemplo, a equipe Laranja estreou algumas pequenas modificações no assoalho.

No entanto, um assoalho completamente novo estava pronto para ser levado para a pista. A equipe decidiu mantê-lo na reserva, determinando que o MCL38 era rápido o suficiente para vencer em Zandvoort sem arriscar atualizações potencialmente arriscadas.

Oscar Piastri e Lando Norris

Em parte, por causa dessa abordagem, a McLaren tem muitas atualizações prontas e esperando. Enquanto eles trabalham para garantir os dois campeonatos (pilotos e construtores) e anular a vantagem de Verstappen, as atualizações chegarão com mais frequência agora.

Isso não quer dizer que a McLaren mudará sua abordagem completamente. Afinal, eles ainda têm margem suficiente sobre os rivais para permanecer como a equipe mais rápida, dando pequenos passos à frente – em vez de implementar mudanças arriscadas em larga escala.

No entanto, há motivos para a equipe ser mais agressiva e criar mais distância da Red Bull até o final de 2024.

O GP americano deste fim de semana tem uma corrida Sprint, o que significa que haverá tempo de treino muito limitado para as equipes analisarem as atualizações. No papel, isso beneficia a equipe do CEO Zak Brown – dado seu histórico de desenvolvimento impecável em 2024.

Ainda assim, com Red Bull, Ferrari e Mercedes todas capazes de vencer corridas, não há certezas para nenhum dos favoritos.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.