McLaren revela razão para o pit stop de Norris
segunda-feira, 4 de novembro de 2024 às 11:11
Lando Norris
Andrea Stella, chefe da McLaren, revelou por que Lando Norris entrou nos boxes pouco antes da bandeira vermelha no GP de São Paulo.
Norris estava em segundo, atrás de George Russell, quando uma chuva mais forte começou a cair em Interlagos, com Nico Hulkenberg provocando um breve safety car virtual na volta 27.
Russell e Norris perderam a entrada nos boxes, mas pararam no momento em que o VSC terminou, na volta 29.
Esteban Ocon e Pierre Gasly, da Alpine, permaneceram na pista, assim como Max Verstappen, que estava entre os dois franceses.
Conforme as condições pioravam, o safety car foi chamado segundos antes de Franco Colapinto acionar uma bandeira vermelha devido a um forte acidente.
O regulamento da Fórmula 1 permitiu que os três primeiros trocassem os pneus de graça – uma regra que “ninguém gosta”, de acordo com Norris.
Verstappen venceu e seu rival da McLaren chegou apenas em sexto, um resultado que deixou o holandês muito perto de seu quarto título mundial.
Explicando a decisão de trocar os pneus intermediários de Norris, Stella disse à mídia: “Para ser justo, ambos os pilotos reconheceram que precisávamos de pneus novos para continuar naquelas condições”.
“O motivo pelo qual a decisão não funcionou é que a chuva ficou muito intensa, causando um acidente e bandeira vermelha, mas com o aumento da água na pista, achamos importante usar pneus novos”.
“Sem a bandeira vermelha e menos intensidade, teria sido difícil para aqueles que não trocaram pneus, e às vezes você parece brilhante porque se compromete com algo, e é sempre mais fácil se comprometer quando se está atrás, você parece um herói”.
“Mas apoio a decisão que tomamos porque ela veio com total concordância dos pilotos, do pit wall e também um pouco de razão, pois precisávamos garantir que terminaríamos a corrida, estamos competindo por pontos e campeonatos”.
“Pessoalmente, não me sinto muito confortável em deixar um carro com pneus gastos demais com aquele quantidade de água. Então, sem a bandeira vermelha, estaríamos falando de uma prova diferente”.
Stella também elogiou Verstappen, Ocon e Gasly pela decisão “corajosa” que os três tomaram.
“Eu gostaria de parabenizar Max por uma das melhores vitórias de sua carreira”, acrescentou Stella. “Foi muito impressionante de onde ele largou”.
“Foi uma grande corrida, ele teve um ótimo ritmo porque avançou no grid graças a uma decisão corajosa de não parar sob bandeira vermelha e permanecer na pista com pneus relativamente desgastados”.
“Essa foi uma vantagem para Max e a dupla da Alpine, que também merece parabéns pelo pódio”.
andrea stella, f1, formula 1, GP de São Paulo, lando norris, mclaren, noticias f1, pit stop
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.