McLaren: Oscar Piastri e Zac Brown com prioridades diferentes?
terça-feira, 6 de agosto de 2024 às 17:25
Piastri, Stella e Brown
Parece haver um pequeno desacordo de prioridades na McLaren. Oscar Piastri disse que a equipe – que provavelmente teve o melhor carro nas últimas corridas – priorizará o campeonato de construtores de F1, ao invés de tentar ajudar Lando Norris a alcançar Max Verstappen no campeonato de pilotos.
Mas Zac Brown, CEO da equipe, parece querer vencer ambos os campeonatos ainda neste ano.
A McLaren está 42 pontos atrás da Red Bull na classificação de construtores, mas teve um carro mais forte na maioria das corridas de F1 desde o GP de Miami no início de maio.
Com Piastri terminando em segundo no GP da Bélgica, isso significou que a McLaren conquistou o pódio pela 10ª corrida consecutiva.
Norris está 78 pontos atrás do líder Verstappen, com 10 corridas restantes quando a temporada recomeçar de 23 a 25 de agosto no GP da Holanda.
“O primeiro objetivo é vencer o campeonato de construtores para a equipe e acho que temos uma chance muito boa de fazer isso”, disse Piastri à Sky Sports News. “Estamos diminuindo a diferença para a Red Bull nas últimas seis ou sete corridas.”
“Acho que para mim, a classificação dos pilotos, é claro que eu gostaria de terminar o mais alto que puder. Eu não estou fora da disputa pelo campeonato, é uma tarefa muito difícil, mas quero fazer boas corridas, construir consistência nessa frente e realmente ajudar a equipe a vencer o campeonato de construtores.”
“Se chegar a uma situação em que eu precise ajudar Lando mais tarde no ano, é claro que é algo que discutiremos, mas o primeiro objetivo é vencer o campeonato de construtores e tentar fazer um bom trabalho para mim também.”
Ninguém esperava que a McLaren fosse candidata ao título no início desta temporada, nem ela mesma, e a Red Bull fez dobradinhas em três das quatro corridas de abertura.
Mas Piastri venceu o GP da Hungria e acredita que a McLaren agora está em uma posição forte para o futuro.
“No final do ano passado, tínhamos um carro muito rápido em certos circuitos, mas realmente precisávamos confiar nesses circuitos para obter bons resultados”, disse o australiano.
“Este ano, fomos rápidos em todos os lugares e foi uma alegria fazer parte disso, um verdadeiro aumento de confiança para todos, pois não estamos mais só dependendo de curvas de alta velocidade como estávamos no ano passado.”
“Podemos chegar e ficar bem confiantes de que seremos, se não os mais rápidos, então um dos mais rápidos, e acho que isso nos prepara muito bem para o ano que vem.”
“Sinto que estou ganhando confiança. Obtendo mais alguns bons resultados e aprendendo mais no meu segundo ano também.”
“Quero aprender o máximo que puder e ter o máximo de sucesso que puder este ano. Mas, no final das contas, acho que tentar fazer uma temporada realmente forte no ano que vem é uma meta realista no momento.”
Norris terminou em segundo em Budapeste depois de finalmente ceder a liderança para Piastri após uma série de comandos da equipe cada vez mais severos.
O inglês, que perdeu dois pontos para Verstappen no GP da Bélgica depois de outra “bobeada” estratégica da McLaren, insiste que a equipe está em uma posição muito boa e espera que eles possam continuar sua forma.
“Estamos bem e a equipe está em muito boa forma, estamos confiando uns nos outros, estamos trabalhando muito bem juntos e, para nós, isso é o mais importante”, disse Norris.
“É uma força nossa. É por isso que agora estamos fazendo o que estamos fazendo e que é atuar como uma das melhores equipes e, se não a melhor equipe da F1.”
“Então, estou orgulhoso de onde estamos e do que estamos fazendo e cabe a nós tentar manter o ritmo.”
CEO da McLaren quer ambos os títulos
No entanto, o CEO da McLaren, Zak Brown, disse que “tanto o campeonato de construtores quanto o de pilotos são prioridades, porque no final das contas, para vencer o campeonato de construtores, precisamos que nossos dois pilotos estejam o mais alto possível. Gostaria de ver os dois pilotos entre os três primeiros.”
“Estamos em segundo e quarto agora. E quanto mais perto chegarmos do campeonato de pilotos, mais perto ficaremos do campeonato de construtores, então vamos atrás dos dois porque todos os pontos contam.”
“Acho que a próxima grande ocasião para nós seria tentar ir para o título.”
“É certamente uma sensação agradável. Os pilotos, a equipe e todos fizeram um trabalho maravilhoso para conseguir 10 pódios consecutivos. É muito incrível.”
“Competir pelo campeonato de pilotos e construtores é um lugar muito legal para estar nas férias de verão.”
“Então, há muito trabalho que você tem que fazer, não vai ser fácil. Vai ser uma segunda parte emocionante do ano, mas estou muito feliz com tudo o que foi realizado aqui na McLaren.”
formula 1, noticias f1, noticias mclaren f1, noticias Oscar Piastri, noticias zac brown
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.