McLaren anuncia mudanças após mau começo em 2023
quinta-feira, 23 de março de 2023 às 11:17
McLaren
A McLaren anunciou uma grande reestruturação de seu departamento técnico, com James Key sendo substituído por David Sanchez.
Key, que foi contratado em 2019, deixou completamente a equipe. Sanchez começará a trabalhar como diretor técnico de conceito e performance do carro a partir de 1º de janeiro de 2024.
Os atuais funcionários Peter Prodromou e Neil Houldey se juntarão a Sanchez no departamento técnico.
A McLaren começou mal a temporada 2023 e atualmente ocupa a última posição no campeonato de construtores sem nenhum ponto, tendo efetivamente descartado a primeira sequência de corridas.
A equipe encontrou um novo rumo de desenvolvimento nos estágios finais do projeto do MCL60 e as partes novas só estarão no carro no GP do Azerbaijão em abril.
Key, que veio da Toro Rosso, saiu com efeito imediato e a nova “Equipe Técnica Executiva” prestará contas diretamente ao chefe Andrea Stella.
Prodromou será o diretor técnico de aerodinâmica e Houley assumirá o recém-criado cargo de diretor técnico de engenharia e design.
Sanchez trabalhou anteriormente na McLaren antes de ir para a Ferrari, mas só estará disponível no próximo ano depois de uma longa quarentena, como normalmente ocorre quando figuras técnicas trocam de equipe.
Além disso, Giuseppe Pesce se tornará diretor de aerodinâmica e chefe de pessoal para auxiliar Prodromou, enquanto Piers Thynne será o chefe de operações.
“Primeiramente, eu gostaria de agradecer James por seu trabalho duro e comprometimento durante seu período na McLaren e lhe desejar sorte no futuro”, disse Stella em uma declaração da McLaren.
“Eu estou determinado e totalmente focado em levar a McLaren novamente para a frente do pelotão. Desde que assumi a função de chefe, fui instruído a ter uma abordagem estratégica a fim de garantir uma fundação a longo prazo para a equipe que nos permita progredir ao longo dos anos”.
“Esta nova estrutura proporciona clareza e efetividade dentro do departamento técnico da equipe e nos coloca em uma posição forte para maximizar a performance, incluindo a otimização das novas atualizações de infraestrutura que teremos em 2023”.
“Ao lado de Peter e Neil, eu estou encantado por receber David Sanchez de volta na McLaren, completando uma equipe técnica executiva experiente e altamente especializada com a meta coletiva de melhorar a performance do carro na pista”.
“Eu estou ansioso para continuar trabalhando junto com Piers, que terá um papel fundamental para definir e apresentar os planos visando criar uma equipe de Fórmula 1 inovadora e eficiente”.
Zak Brown, CEO da McLaren, acrescentou que está satisfeito pela equipe agora ter uma “fundação sólida” sobre a qual se apoiar.
“É importante nós assegurarmos uma fundação sólida como a próxima fase de nossa jornada, já estava claro para mim há algum tempo que nosso departamento técnico não teve a agilidade necessária para igualar nossa ambição de retornar à frente do grid”, disse ele.
“Tendo completado uma revisão completa com Andrea, eu estou satisfeito por agora podermos implementar a reestruturação exigida para começar a reverter isso. Essas alterações estratégicas garantem o sucesso da equipe a longo prazo e são necessárias para a McLaren voltar ao caminho das vitórias”.
“Agora, nós temos tudo se encaixando com nosso pessoal e infraestrutura, e junto com uma dupla de pilotos empolgante, eu estou determinado a ver a McLaren de volta onde deveria estar”.
david sanchez, departamento tecnico, f1, formula 1, james key, mclaren, mudanças
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.