Max Verstappen vence de ponta a ponta no Japão
domingo, 6 de abril de 2025 às 3:26
Max Verstappen
Max Verstappen conquistou sua quarta vitória consecutiva no GP do Japão e sua primeira na temporada 2025 da Fórmula 1 com uma performance dominante em Suzuka.
O tetracampeão mundial da Red Bull largou na pole e controlou as McLarens de Lando Norris e Oscar Piastri ao longo de toda a corrida.
Charles Leclerc (Ferrari) teve um dia confortável sem incidentes e chegou em quarto, à frente da Mercedes de George Russell.
Kimi Antonelli (Mercedes) teve um dia histórico, tornando-se o piloto mais jovem a liderar uma corrida de F1, batendo o recorde de Verstappen de 2016 por apenas dois dias. Ele também se tornou o mais jovem a cravar a volta mais rápida em um GP.
Isack Hadjar (Racing Bulls) marcou os primeiros pontos de sua carreira ao terminar em oitavo, com Alex Albon (Williams) dando sequência às suas chegadas entre os 10 primeiros neste ano.
Todos os 20 pilotos terminaram em Suzuka, algo que ocorreu quatro vezes na temporada passada.
Os três primeiros fizeram uma largada limpa nas condições úmidas, assim como o resto do pelotão em uma volta de abertura bastante tranquila.
Os 12 primeiros permaneceram em suas posições iniciais, enquanto Yuki Tsunoda ganhou a posição do homem que ele substituiu na Red Bull, subindo para 13º às custas de Liam Lawson (Racing Bulls).
A grande maioria do pelotão optou por pneus médios novos para a primeira fase da corrida, enquanto Lewis Hamilton (Ferrari) escolheu o composto duro.
Apesar das condições complicadas, com todos os carros com pneus slick em uma pista secando, foi somente no final da segunda volta que alguém escapou – Antonelli na chicane. No entanto, o italiano permaneceu em sexto.
No início da sexta volta, Hamilton ultrapassou Hadjar, um piloto que o idolatrava quando criança, na primeira curva para mudar o top 10 pela primeira vez.
Naquele ponto, Verstappen já tinha quase dois segundos de vantagem sobre Norris na batalha da frente. Piastri permaneceu na janela do DRS de seu companheiro de equipe.
Norris começou a se aproximar na volta 18, reduzindo a diferença para um segundo e meio quando seu engenheiro o chamou para os boxes na tentativa de conseguir o undercut sobre o holandês.
Isso não enganou a Red Bull e a ordem se manteve inalterada até Piastri parar no final da volta 20 a fim de cobrir Russell, que entrou na passagem anterior.
Verstappen e Norris pararam juntos no giro subsequente. A parada da McLaren foi um segundo mais rápida e os dois saíram lado a lado.
Não havia espaço suficiente para ambos e Norris acabou na grama na saída dos pits, imediatamente reclamando pelo rádio. O incidente foi notado, mas não investigado pelos comissários.
Foi nesse momento que Antonelli assumiu a liderança de um GP pela primeira vez em sua carreira, seguido por Hamilton e Hadjar.
No início da volta 30, Hadjar fez uma bela manobra sobre Carlos Sainz (Williams), que ainda não tinha parado. Antonelli se manteve firme na frente até entrar na 31ª volta.
Após a fase de pit stops, Verstappen e as McLarens voltaram ao ritmo anterior. Norris continuou se aproximando lentamente da Red Bull, enquanto Piastri se colocava em sua zona de DRS, pressionando um pouco seu companheiro de equipe.
No início da volta 41, o australiano, em seu aniversário de 24 anos, estava a meio segundo de Norris, mas não chegou a fazer uma tentativa de ultrapassagem sobre o britânico.
Ficando impaciente, ele pediu para a McLaren mandar Norris atacar Verstappen, argumentando que ele próprio tinha ritmo para ameaçar o líder.
Esse pareceu ser o sinal de alerta que Norris precisava, saindo rapidamente da janela do DRS e se aproximando da Red Bull.
Contudo, nenhuma das McLarens teve o suficiente para realmente incomodar Verstappen, com os seis primeiros terminando o GP do Japão na mesma ordem em que largaram.
Classificação da prova:
f1, formula 1, gp do japão, max verstappen, noticias f1, red bull, vitoria
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.