Max Verstappen vence corrida chuvosa em Montreal
domingo, 9 de junho de 2024 às 16:50
Max Verstappen
Max Verstappen ampliou sua liderança no campeonato da Fórmula 1 após vencer um GP do Canadá caótico afetado pela chuva.
Houve dois períodos de safety car; o primeiro, devido a um acidente envolvendo Logan Sargeant, foi crucial e prejudicou o então líder Lando Norris.
O piloto da McLaren teve de se contentar com o segundo lugar, à frente de George Russell, que tirou do companheiro de equipe Lewis Hamilton seu primeiro pódio da temporada.
Com a 60ª vitória de sua carreira em Montreal, o tricampeão mundial da Red Bull ampliou sua vantagem sobre Charles Leclerc para 56 pontos, com Norris mais sete pontos atrás.
Para a Ferrari, que foi majestosa há duas semanas em Mônaco, o péssimo fim de semana em Montreal culminou com a desistência de Leclerc na 42ª volta devido a um problema de motor que ele enfrentou desde o início.
O companheiro de equipe Carlos Sainz também abandonou 12 voltas depois. Ele rodou e foi atingido pela Williams de Alex Albon.
Atrás do quarto colocado Hamilton, Oscar Piastri, Fernando Alonso, Lance Stroll, Daniel Ricciardo e a dupla da Alpine completaram os 10 primeiros.
Com pancadas de chuva caindo sobre o circuito cerca de duas horas antes da prova, a pista estava molhada no início, mas com condições decentes o suficiente para garantir uma largada parada e não atrás do safety car.
Com a água voltando a cair logo em seguida, a Haas fez o que parecia ser uma aposta colocando pneus de chuva nos carros de Kevin Magnussen e Nico Hulkenberg, enquanto todos os seus 18 rivais estavam com intermediários.
Foi um golpe de mestre inicial, já que Magnussen e Hulkenberg, em 14º e 17º no grid, subiram para quarto e oitavo, respectivamente, no final da quinta volta.
Entretanto, a chuva desapareceu e o sol começou a surgir quase imediatamente.
Após sete voltas, Magnussen entrou para colocar intermediários, mas aparentemente pegou sua equipe de surpresa, pois eles não tinham os pneus prontos. O pit-stop foi consideravelmente mais lento e lhe custou 10 posições.
Hulkenberg continuou com pneus de chuva, mas uma fila de carros começou a se formar atrás dele, liderada por Ricciardo, que finalmente ultrapassou o alemão no final da volta 12. Foi uma manobra crucial, já que o australiano recebeu uma punição de cinco segundos por queimar a largada.
Na frente, Verstappen lentamente começou a se aproximar de Russell, ficando a menos de um segundo na volta 13, mas naturalmente não podendo ativar o DRS devido à pista ainda molhada.
No início da volta 17, Verstappen cometeu um raro erro na curva 1, sendo forçado a cortar a chicane. Isso deu um alívio a Russell e permitiu a aproximação de Norris.
No giro seguinte, Norris recebeu um impulso adicional quando o controle de prova liberou a ativação do DRS. Porém, Verstappen estava começando a chegar novamente em Russell.
Com uma saída consideravelmente melhor do hairpin na 20ª volta, Norris conseguiu superar Verstappen na curva 13 com a ajuda do DRS.
Uma volta depois, Norris fez uma manobra idêntica sobre Russell para assumir a liderança. O piloto da Mercedes foi forçado a cortar a chicane e também perdeu a segunda colocação para Verstappen.
Na volta 25, Sargeant rodou na curva 8 e bateu no muro da 9, resultando em um safety car. Naquele exato momento, Norris tinha acabado de passar pela entrada, enquanto os que estavam atrás – Verstappen, Russell e Piastri – conseguiram parar e colocar intermediários novos.
Isso custou caro a Norris. Depois de fazer sua troca de pneus, ele ficou entre Russell e Piastri em terceiro, cedendo a liderança a Verstappen.
Leclerc, que estava com problemas de motor até o safety car, optou por pneus duros, mas o tiro saiu pela culatra. Depois de uma volta na última posição, a chuva começou a cair novamente e o forçou a recolocar os intermediários.
A chuva parou rapidamente e um traçado seco logo começou a se formar em certos pontos do circuito na volta 35.
Mais atrás, a Alpine arriscou e chamou Pierre Gasly para colocar pneus duros na 41ª passagem. Duas voltas depois, Hamilton foi o primeiro dos líderes a entrar nos boxes, saindo com os médios.
Verstappen, com 3.3s de vantagem sobre Russell, trocou para os médios após 45 voltas, com Russell preferindo os duros. Norris seguiu por mais duas voltas.
Naquele momento, ele estava sob investigação por cortar a pista e ganhar vantagem. Quando ele parou, os comissários decidiram que nenhuma medida seria tomada.
A decisão de Norris quase funcionou, já que ele saiu logo atrás de Verstappen, mas à frente de Russell e Piastri. Contudo, uma travada no hairpin permitiu que seu compatriota da Mercedes recuperasse o segundo lugar.
Na volta 51, foi a vez de Russell cometer um erro na curva 8. Norris aproveitou ao máximo e retomou a segunda posição.
Sergio Perez estava em um discreto 17º lugar e se tornou o terceiro a abandonar depois de sair da pista na curva 6, bater em uma barreira e danificar bastante sua asa traseira.
Na volta seguinte, houve um segundo safety car quando Sainz também perdeu o controle na mesma curva. Albon, que lutava com o espanhol pelo 10º lugar, não teve como evitar uma batida na Ferrari.
Russell e Hamilton aproveitaram a oportunidade para fazer uma troca de pneus – o primeiro para médios, o segundo para duros.
Com o safety car saindo na 58ª passagem, houve um sprint final de 12 voltas, com Verstappen à frente de Norris, Piastri, Russell, Hamilton e Alonso.
Na volta 63, com Verstappen se distanciando de Norris, Russell atacou Piastri na curva 13. O piloto da McLaren manteve seu traçado, e com um leve toque entre eles, o britânico foi forçado a cortar a chicane, promovendo Hamilton a quarto.
Duas voltas depois, Hamilton, com melhor tração contra Piastri graças aos pneus novos, subiu para terceiro na curva 13. Russell finalmente deixou o australiano para trás no giro seguinte.
Na penúltima volta, Russell duelou com Hamilton e garantiu o último degrau do pódio com uma ultrapassagem na curva 13.
Verstappen recebeu a bandeira quadriculada 3.879s à frente de Norris, com Russell e Hamilton a menos de um segundo de seu compatriota.
Classificação da prova:
f1, formula 1, gp do canada, max verstappen, noticias f1, red bull, vitoria
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.