Max Verstappen é o mais rápido e McLaren bem no TL3 em Suzuka
sábado, 23 de setembro de 2023 às 0:42
Terceiro treino livre em Suzuka 2023
O bicampeão mundial de F1 fechou os três treinos livres como o mais rápido em Suzuka, Japão. Mas logo atrás dele as duas McLarens foram muito bem no TL3.
A vantagem de Verstappen sobre o pelotão foi reduzida por Lando Norris.
Verstappen ficou apenas 0,2s à frente de Norris no final da hora de treinos, enquanto um grupo apertado atrás viu Sergio Perez liderar quatro pilotos dividido por pouco mais de um décimo.
Oscar Piastri terminou em P3, enquanto Liam Lawson, da Scuderia AlphaTauri, foi P17, três posições atrás do companheiro de equipe Yuki Tsunoda.
Demorou cinco minutos até que o primeiro carro entrasse na pista, com Carlos Sainz encerrando o silêncio com seu companheiro de equipe na Ferrari fazendo o mesmo.
O ritmo inicial foi estabelecido pela McLaren, que enviou Norris e Piastri com um jogo de pneus macios.
As condições na pista eram diferentes das de sexta-feira, com a chuva à noite lavando qualquer borracha de corrida do circuito; O melhor tempo inicial de Norris de 1:31.174s foi mais de um segundo mais lento do que Verstappen conseguiu no TL2.
Na Mercedes, George Russell relatou um problema de sincronização de marcha enquanto Liam Lawson reclamou de um incêndio nos freios dianteiros de sua AlphaTauri.
No entanto, isso não foi motivo de preocupação, a fumaça que o neozelandês viu era dos novos freios.
Também com pneus macios nas primeiras voltas estava Verstappen, que prontamente foi 0,2s mais rápido que o melhor de Norris.
A Williams só começou a sessão aos 25 minutos, com Alex Albon em P10 e Sargeant em P14.
Verstappen continuou a liderar a tabela de tempos, à frente de Norris e depois de Leclerc.
Faltaram apenas 0,12s para separar o piloto da Ferrari dos dois Mercedes que o seguiram, Perez e Piastri.
Um décimo atrás, Sainz liderou outro grupo que incluía Kevin Magnussen, Albon, Nico Hulkenberg e Fernando Alonso.
Faltando 20 minutos para o final, as simulações de classificação começaram para valer.
Isso fez com que Piastri chegasse ao topo da tabela de tempos com 1:30.555s, um tempo 0,4s melhor que Verstappen.
Norris logo foi mais rápido, em 0,048s, para deixar a dupla laranja em primeiro e segundo.
A dupla da Alfa Romeo Sauber também subiu na ordem, com Zhou Guanyu em quarto a 15 minutos do fim e Valtteri Bottas em sexto.
Num precursor da classificação, o tráfego começou a aumentar na passagem da 130R até a última chicane.
Alguns optaram por recuar e criar uma lacuna saindo da curva Spoon, embora nem sempre fosse possível.
A simulação de classificação de Verstappen começou a 10 minutos do fim, marcando 1:3.267s para ser o mais rápido por 0.288s sobre Norris.
Piastri ficou em terceiro, à frente de Lewis Hamilton e Russell, enquanto Alonso ficou em sexto.
A Ferrari soltou Leclerc e Sainz tarde, embora nenhum deles tenha sido especialmente rápido – perdendo mais de meio segundo apenas no primeiro setor.
A parte intermediária da volta foi melhor, mas terminou com Sainz apenas em quinto lugar e 0,9s atrás de Verstappen, com Leclerc apenas uma posição à frente e um décimo melhor.
Com Verstappen na frente das duas McLarens, Perez foi quarto, pouco mais rápido que Leclerc.
Do quarto para Hamilton em sétimo foi dividido por apenas 0,15s, enquanto uma diferença semelhante cobriu Russell em oitavo, que perdeu tempo com um problema no escudo da roda traseira direita.
As margens, em alguns pontos, foram minúsculas, apontando para uma sessão de classificação especialmente combativa ainda hoje.
Veja os tempos:
Pos | Piloto | Equipe – Motor | Tempo | Diferença | Voltas |
1 | Max Verstappen | Red Bull-Honda RBPT | 1’30.267 | – | 12 |
2 | Lando Norris | McLaren-Mercedes | 1’30.507 | 0.240 | 15 |
3 | Oscar Piastri | McLaren-Mercedes | 1’30.555 | 0.288 | 14 |
4 | Sergio Perez | Red Bull-Honda RBPT | 1’31.004 | 0.737 | 12 |
5 | Charles Leclerc | Ferrari | 1’31.022 | 0.755 | 19 |
6 | Carlos Sainz Jnr | Ferrari | 1’31.137 | 0.870 | 19 |
7 | Lewis Hamilton | Mercedes | 1’31.159 | 0.892 | 12 |
8 | George Russell | Mercedes | 1’31.505 | 1.238 | 9 |
9 | Fernando Alonso | Aston Martin-Mercedes | 1’31.549 | 1.282 | 15 |
10 | Zhou Guanyu | Alfa Romeo-Ferrari | 1’31.668 | 1.401 | 14 |
11 | Valtteri Bottas | Alfa Romeo-Ferrari | 1’31.699 | 1.432 | 15 |
12 | Kevin Magnussen | Haas-Ferrari | 1’31.880 | 1.613 | 15 |
13 | Esteban Ocon | Alpine-Renault | 1’31.924 | 1.657 | 13 |
14 | Yuki Tsunoda | AlphaTauri-Honda RBPT | 1’31.951 | 1.684 | 17 |
15 | Nico Hulkenberg | Haas-Ferrari | 1’31.979 | 1.712 | 12 |
16 | Logan Sargeant | Williams-Mercedes | 1’32.002 | 1.735 | 12 |
17 | Liam Lawson | AlphaTauri-Honda RBPT | 1’32.048 | 1.781 | 18 |
18 | Alexander Albon | Williams-Mercedes | 1’32.113 | 1.846 | 12 |
19 | Lance Stroll | Aston Martin-Mercedes | 1’32.154 | 1.887 | 19 |
20 | Pierre Gasly | Alpine-Renault | 1’32.199 | 1.932 | 14 |
Fórmula 1 2023, max verstappen, noticias f1, tl3 suzuka, treino livre f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.