Max Verstappen domina o GP do Catar
domingo, 1 de dezembro de 2024 às 14:36
Max Verstappen
Max Verstappen conquistou sua nona vitória na temporada 2024, dominando o GP do Catar após assumir a liderança na primeira curva.
Lando Norris ocupou a segunda posição durante a maior parte da corrida. No entanto, ele tomou uma punição de 10 segundos por não reduzir a velocidade em uma bandeira amarela.
O britânico cumpriu a penalização no final da prova e retornou em último, mas se recuperou para chegar em 10º.
Charles Leclerc ficou em segundo, à frente de Oscar Piastri, enquanto o companheiro de equipe de Leclerc, Carlos Sainz, terminou em sexto.
Isso significa que o campeonato de construtores será decidido na final da temporada em Abu Dhabi.
Após a punição bizarra de uma posição no grid para Verstappen, George Russell largou na pole position. O tetracampeão mundial estava ao lado dele, com as McLarens na segunda fila.
Quando as luzes se apagaram, Verstappen fez a melhor largada, enquanto Norris ultrapassou Russell por dentro na primeira curva e assumiu a segunda posição.
Mais atrás, uma escapada de Nico Hulkenberg na primeira curva resultou em uma colisão entre três carros envolvendo o alemão, Franco Colapinto e Esteban Ocon. Hulkenberg sobreviveu ao incidente, enquanto o argentino e o francês abandonaram.
Um safety car foi acionado como resultado; porém, antes disso, Alex Albon foi atingido por Lance Stroll na curva 4 e rodou. Ambos continuaram.
O safety car terminou na volta 4 e Verstappen fez uma relargada perfeita. Norris e Russell permaneceram em segundo e terceiro, enquanto Piastri fez uma manobra crucial para tomar o quarto lugar de Leclerc.
Os quatro primeiros rapidamente se afastaram, deixando a Ferrari vários segundos atrás em quinto e sexto.
Na nona volta, Lewis Hamilton recebeu uma penalização de cinco segundos por queimar a largada. Uma volta depois, Lance Stroll se tornou o terceiro a abandonar o GP do Catar.
Na volta 23, Norris estava 6.6s à frente de Russell, que de repente se viu sob forte pressão de Piastri.
A Mercedes reagiu chamando o britânico para os boxes no final da volta seguinte, mas foi uma péssima parada de sete segundos. Ele retornou em 11º. Isso abriu caminho para Piastri, enquanto Leclerc estava apenas dois segundos atrás.
Com a McLaren em segundo e terceiro e a Ferrari em quarto e quinto, o título não seria decidido no Catar. Entretanto, um grande drama ocorreu na volta 34, quando Valtteri Bottas passou por cima de um retrovisor caído.
O diretor da prova teve várias voltas para lidar com o retrovisor de Alex Albon, que caiu na reta principal, mas optou por não acionar o safety car até que os destroços furassem os pneus de Hamilton e Sainz.
Isso arruinou a corrida de Hamilton, enquanto Sainz caiu para as posições mais baixas da pontuação. Todos os pilotos decidiram fazer pit stops.
Piastri entrou uma volta antes do safety car, o que permitiu que Leclerc subisse para a terceira colocação, já que ele parou sob condições neutralizadas.
Após várias voltas atrás do safety car, a corrida finalmente foi reiniciada no final da volta 39. Sergio Perez não relargou, já que perdeu tração e rodou.
Perez abandonou e Hulkenberg também foi para a brita, acionando um terceiro safety car. Antes disso, Norris e Verstappen ficaram lado a lado, assim como Piastri e Leclerc. Os cinco primeiros se mantiveram na mesma ordem.
O terceiro período de safety car durou apenas algumas voltas, com Norris sendo investigado por não diminuir a velocidade sob uma bandeira amarela anterior.
Verstappen relargou bem à frente de Norris, que recebeu uma punição de 10 segundos. Ele a cumpriu na volta 45 e caiu para último. Enquanto isso, Hamilton tomou um drive-through por excesso de velocidade no pit lane.
Verstappen rapidamente construiu uma vantagem de cinco segundos. Não houve batalha entre os três primeiros e o holandês cruzou a linha de chegada à frente de Leclerc e Piastri.
Russell garantiu o quarto lugar, enquanto Pierre Gasly marcou muitos pontos para a Alpine em quinto. Com isso, a equipe subiu para o sexto lugar nos construtores.
Sainz foi o sexto, à frente de Fernando Alonso. Em oitavo, Zhou Guanyu marcou os primeiros pontos da temporada para a Sauber, enquanto Magnussen e Norris completaram o top 10.
Classificação da prova:
f1, formula 1, GP do Catar, max verstappen, noticias f1, red bull, vitoria
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.