Marko: Verstappen e Norris foram “desnecessariamente ferozes”
domingo, 30 de junho de 2024 às 15:36
Helmut Marko e Max Verstappen
Helmut Marko, consultor da Red Bull, criticou a batalha “desnecessariamente feroz” entre Max Verstappen e Lando Norris no GP da Áustria.
Os dois bateram na volta 64 da corrida, resultando em danos severos para Norris, que foi forçado a abandonar.
Verstappen teve um pneu furado e retornou aos boxes para uma nova troca, mas ainda chegou em quinto mesmo com uma punição de 10 segundos.
Em declarações à Servus TV, Marko destacou que vários fatores permitiram que Norris se aproximasse.
“Perdemos a vitória devido a vários fatores”, disse Marko. “O fato de que nosso pit stop deu errado, o que colocou Lando na janela do DRS”.
“Nossa expectativa era que os pneus duros fossem a melhor escolha, mas acabou não sendo o caso. As temperaturas ficaram abaixo do esperado”.
“Isso significou que Lando tinha pneus novos em seu último stint e nós usados. Isso também foi um fator. Além disso, Max travou após sua parada na curva 4. Tudo isso junto dificultou as coisas para nós”.
A perseguição de Norris a Verstappen fez com que ele excedesse os limites da pista em várias ocasiões, levando a uma investigação que resultaria em uma penalização de cinco segundos.
Marko sugeriu que a Red Bull deveria ter interferido antes de se envolverem em uma batalha na pista.
“Acho que os dois pilotaram de maneira desnecessariamente feroz”, afirmou Marko.
“Ao fazer isso, talvez devêssemos ter interferido também porque sabíamos que havia uma investigação em andamento sobre Lando e os limites da pista. Só não sabíamos ainda se ele seria punido”.
“Olhando para trás, você poderia dizer ‘ok, deixe-o passar’. Mas vejamos o lado positivo: aumentamos nossa liderança nos campeonatos de pilotos e construtores”.
“Foi uma ótima luta até que de alguma forma degenerou. Quem freia onde, quem excede mais os limites de pista ao invés de se concentrarem em um final justo”.
f1, formula 1, gp da austria, helmut marko, lando norris, max verstappen, noticias f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.