Marko sugere provável mudança de pilotos após GP da Bélgica

domingo, 21 de julho de 2024 às 9:15

Helmut Marko e Sergio Perez

O próximo Grande Prêmio da Bélgica pode marcar a última corrida de Sergio Perez ao volante de um carro da Red Bull. Com a pressão já no auge, a saída precoce do piloto mexicano do Q1 com uma forte batida na Hungria apenas intensificou suas dificuldades.

“Isso tem que acabar. Sinto muito”, observou Ralf Schumacher na Sky alemã. “Ele realmente deveria ter encerrado o seu sofrimento. A Red Bull tem muitos pilotos. Por quanto tempo eles poderão continuar sujeitos a isso?”.

Perez, de 34 anos, enfrenta um período crucial, já que as corridas na Hungria e na Bélgica, pouco antes do hiato de agosto e das principais avaliações da cláusula de desempenho no seu contrato, são decisivas.

“Ele teve uma sexta-feira muito forte”, comentou o Dr. Helmut Marko ao Viaplay. “Infelizmente, ele sofreu o acidente na classificação. Seguimos o que decidimos anteriormente – iremos avaliá-lo aqui e na corrida na Bélgica na próxima semana. Depois discutiremos juntos o que acontecerá no futuro”.

Apesar de Perez ter assinado recentemente para 2025 e 2026, em parte devido ao seu relacionamento amigável com Max Verstappen e ao significativo patrocínio mexicano, o desempenho continua fundamental.

“No final das contas, tudo se resume ao desempenho”, confirma Marko. “Isso é verdade em todos os esportes, especialmente na Fórmula 1. Não quero entrar em detalhes sobre contratos nem nada. Haverá uma reunião depois de Spa e discutiremos todo o problema, porque é um problema”.

“Felizmente, Max é forte o suficiente para poder lutar contra duas McLarens, mas em termos de estratégia ajudaria ter um segundo carro na frente”, acrescentou.

Caso a Red Bull decida substituir Perez no meio da temporada, o principal candidato parece ser o piloto reserva da Red Bull, Liam Lawson. “Lawson não apenas fez o teste (do dia das filmagens), mas também trabalhou muito no simulador”, afirmou Marko. “Este é certamente um candidato, se for necessário um candidato”.

Outras possibilidades incluem Daniel Ricciardo ou Yuki Tsunoda sendo promovidos, com Lawson potencialmente ocupando uma de suas vagas na equipe júnior RB. Quando questionado pela Sky alemã sobre a dupla de pilotos da equipe após as férias, o CEO Peter Bayer não se comprometeu.

“Não está gravado em pedra. Vamos conversar com o Dr. Helmut Marko durante as férias de agosto e discutir tudo”, concluiu.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.