Marko questiona se os sauditas deveriam ser donos da F1
segunda-feira, 30 de janeiro de 2023 às 9:36
Helmut Marko
Helmut Marko quebrou a hierarquia questionando abertamente se a Fórmula 1 deveria ser vendida para a Arábia Saudita.
Na semana passada, a Liberty Media, atual proprietária dos direitos comerciais da categoria, criticou a interferência “inaceitável” de Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA, nos assuntos financeiros da F1.
Isso ocorreu depois dos relatos de que o Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita havia oferecido incríveis $20 bilhões pelos direitos.
A Liberty Media comprou a F1 por cerca de $4.6 bilhões em 2017, levando Ben Sulayem a criticar a valorização “inflada” e o risco associado de ingressos mais caros.
As equipes de F1 vêm evitando comentar a controversa proposta, mas Marko agora admite que o fato de uma oferta de $20 bilhões “supostamente estar na mesa” pelo menos demonstra que o valor da categoria está crescendo.
No entanto, ele também disse à emissora alemã ntv que está preocupado com o prospecto da F1 cair nas mãos da Arábia Saudita.
“Eu acho que não seria tão bom se ela ficasse com um país culturalmente diferente de onde a maioria das corridas acontece”, declarou o austríaco.
“Em geral, nestas questões comerciais, é mais provável que aconteça com alguém que satisfaça os padrões corporativos normais, se você quiser colocar dessa maneira”.
arabia saudita, compra, controversia, f1, formula 1, helmut marko, proposta
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.