Marko: Morte de Mateschitz provocou saída de Newey da Red Bull
quarta-feira, 9 de outubro de 2024 às 8:51
Adrian Newey e Helmut Marko
A morte de Dietrich Mateschitz no final de 2022 foi a principal causa da decisão de Adrian Newey de deixar a Red Bull.
Essa é a suspeita do consultor da equipe, Helmut Marko, embora ele admita que outros nomes importantes, incluindo Jonathan Wheatley e Will Courtenay, foram atraídos por ofertas de muito dinheiro e posições mais influentes.
“Quando você ganha, e nós ganhamos bastante nos últimos três anos, é normal que seus funcionários sejam cobiçados por outras equipes”, declarou Marko à ORF Tirol. “Esse é o jogo normal na Fórmula 1”.
“O que me surpreendeu um pouco são os valores oferecidos. Estamos sempre lutando com o teto orçamentário, mas frequentemente o dobro está sendo oferecido a essas pessoas. Isso significa que não pudemos manter alguns deles”.
“Newey esteve conosco por 17 anos, Wheatley por 19. Eles faziam parte da equipe, do grupo e do clube. Eles tiveram uma grande participação no nosso sucesso. Isso dói, mas se eles saem por razões financeiras ou profissionais, não faz diferença se não podemos oferecer o mesmo.”
Contudo, outro fator óbvio é a turbulência na liderança e o escândalo de Christian Horner que prejudicaram grande parte da temporada 2024 para a Red Bull.
Marko explicou: “Houve uma certa mudança com a morte de Dietrich Mateschitz. Ele era de fato o único líder. Ele tomava decisões rápidas, era um empresário carismático que tinha uma visão e estava preparado para assumir riscos”.
“Após sua morte, tudo na empresa precisou ser reorganizado porque você não pode simplesmente substituir uma única figura com tal personalidade por apenas uma pessoa”.
“Acho que as mudanças na equipe também se devem a isso, e principalmente no caso de Newey, acredito que é por isso que Adrian decidiu procurar um novo desafio”.
“E vamos colocar desta forma – a situação com Horner certamente não ajudou. Mas conversamos internamente e dissemos que temos de unir forças, trabalhar juntos em todas as áreas para vencer este campeonato mundial e também ter um carro vencedor para o futuro”.
adrian newey, dietrich mateschitz, f1, formula 1, helmut marko, noticias f1, red bull
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.