Marko: “Honda não pode comprar a AlphaTauri”
quarta-feira, 21 de dezembro de 2022 às 9:19
AlphaTauri
Helmut Marko minimizou as chances da aliança da Red Bull com a Honda na Fórmula 1 se estender além da temporada 2025.
Neste ano, após a Honda sair oficialmente da categoria no final de 2021, a Red Bull manteve as unidades de potência fabricadas pela companhia japonesa e estabeleceu seu próprio departamento de motores – Red Bull Powertrains.
A princípio, apenas o logo da Honda Racing Corporation (HRC) estava no carro, mas isso mudou no fim da temporada 2022 e os motores da Red Bull se chamarão “Honda RBPT” no próximo ano.
Enquanto isso, a Honda confirmou seu interesse nas novas regras de motores da F1 em 2026, mas uma nova parceria de fábrica com a Red Bull é improvável.
“Quando a Honda anunciou sua saída dois anos atrás, nós ficamos sem nada a princípio”, disse Marko. “Eles nem queriam fornecer o motor existente. Nós conseguimos gradualmente transformar aquilo na cooperação que você vê hoje”.
A Red Bull construiu uma nova fábrica de motores com equipamentos de última geração e está deixando a porta aberta para uma parceria diferente em 2026 – talvez com a Ford.
“Em termos de quem faria o que a partir de 2026, as coisas ficaram difíceis”, respondeu Marko ao ser questionado sobre a Honda.
“Acreditava-se que eles fariam só a parte elétrica, mas nós não conseguimos chegar a um denominador comum. Porém, vamos ver. Uma decisão será tomada em breve”.
Uma potencial solução para a Honda seria comprar uma equipe – com a AlphaTauri, de propriedade da Red Bull, sendo uma favorita inicial.
“Quando a Honda retornar, eles precisam de uma equipe de ponta”, afirmou Marko. “Não pode ser a AlphaTauri, principalmente se não houver mais nenhuma sinergia conosco caso nós tivermos um motor diferente”.
“E quando eu pergunto por aí, todas as fabricantes de motores, de Audi a Renault, querem uma segunda equipe. Não resta muito para a Honda”.
alphatauri, formula 1, helmut marko, honda, red bull, retorno
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.