Marko explica diferença “alarmante” entre Norris e Verstappen
domingo, 25 de agosto de 2024 às 14:21
Max Verstappen e Lando Norris
Helmut Marko, consultor da Red Bull, reagiu à desvantagem “alarmante” da equipe para a McLaren no GP da Holanda.
Lando Norris conquistou sua segunda vitória na carreira ao dominar o pelotão e cruzar a linha de chegada mais de 20 segundos à frente de Max Verstappen.
O tricampeão mundial já está há cinco etapas sem vencer, com os rivais da Red Bull diminuindo a diferença nos últimos eventos.
Marko admitiu que a McLaren foi “superior” em Zandvoort após derrotar a Red Bull na classificação e na corrida por uma grande margem.
“Não conseguimos acompanhar o ritmo de jeito nenhum”, disse Marko à Sky Deutschland. “No começo, o ritmo era equivalente, mas então os pneus começaram a se desgastar e você pôde ver o quão facilmente Lando nos ultrapassou”.
“E quando Lando faz 1m13.8s na última volta sem DRS, isso mostra que a McLaren foi claramente superior aqui”.
“Também temos de lembrar que o último stint de Sergio Perez foi mais rápido que o de Max. Eles estavam pilotando com acertos diferentes”.
“Talvez não tenha sido a escolha certa darmos mais downforce a Max porque não fomos velozes o suficiente nas retas e isso não nos ajudou nas curvas. Ainda há muito trabalho a fazer e isso dá o que pensar”.
Verstappen foi ouvido reclamando pelo rádio da equipe sobre o comportamento do carro enquanto lutava para acompanhar Norris durante a corrida.
Marko confirmou que o maior problema enfrentado por Verstappen foi a vida útil dos pneus.
“O grande problema foi o desgaste dos pneus”, afirmou Marko. “Ele começou a escorregar e não conseguia mais forçar. Mas no final, é claro, ele controlou a diferença para trás. Na frente, ele não teve chance”.
Marko acrescentou à Servus TV: “Estamos claramente sendo derrotados, o que é alarmante. Porém, acredito que foi em parte por causa da pista. A temperatura relativamente baixa também foi um fator”.
“E foi interessante que depois do pit stop, Piastri estava quase no mesmo ritmo de Lando e nada funcionou quando ele ficou preso atrás de Charles Leclerc. Infelizmente, não foi o caso de Lando quando ele ultrapassou Max”.
f1, formula 1, GP da Holanda, helmut marko, lando norris, max verstappen, noticias f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.