Marko confirma que Verstappen receberá punição de grid no GP de São Paulo

quarta-feira, 30 de outubro de 2024 às 13:45

Helmut Marko e Max Verstappen

Assim como o Autoracing antecipou AQUI na terça-feira, Max Verstappen receberá uma punição de grid de F1 no GP de São Paulo, confirmou o consultor da Red Bull Helmut Marko.

Verstappen sofreu com um problema de motor durante os treinos no México, assim como uma falha nos treinos no Canadá.

Ele teve um motor novo e uma punição por isso no GP da Bélgica, estabelecendo o tempo mais rápido na qualificação antes de cair para P11 no grid.

Será o sexto motor de combustão interna que Verstappen usará na temporada, com apenas quatro permitidos.

A punição só será aplicada ao grande prêmio principal no domingo e não afetará a corrida Sprint, como aconteceu com Liam Lawson no GP dos Estados Unidos em Austin.

A notícia foi confirmada pelo consultor de automobilismo da Red Bull Helmut Marko em sua coluna na Speedweek, que revelou que Verstappen foi forçado a usar dois motores no México.

“O ritmo também não estava certo porque o problema do motor significava que um motor diferente tinha que ser instalado, que tinha chegado ao fim de sua vida útil e não estava mais planejado para corridas”, escreveu Marko.

“Essa foi uma das razões pelas quais fomos um dos carros mais lentos nas retas. Quando um motor de Fórmula 1 atinge um certo número de quilômetros, a perda de desempenho é claramente perceptível.”

“Estamos investigando se poderíamos usar o motor com o vazamento novamente. Mas aqui também, o número de quilômetros significa que não está mais planejado para ser usado.”

“Tudo isso significa que não podemos evitar a troca do motor no Brasil, com a punição correspondente.”

Não está claro, porém, quantas posições exatamente Verstappen perderá no grid de domingo.

De acordo com os regulamentos esportivos, se for apenas um ICE (motor de combustão interna) que ele trocar, será uma perda de cinco posições no grid de onde ele se classificar.

Se a Red Bull optar por uma troca completa da UP (unidade de potência), ele largará do final do grid.

Pressão redobrada

Além da punição de grid, o holandês chega ao fim de semana em São Paulo sob forte pressão depois de ter tomado duas punições de 10 segundos cada por jogar Lando Norris para fora da pista em meia volta do GP do México.

Todos os pilotos aplaudiram essas punições esperando que isso iniba Verstappen de continuar saindo da pista e consequentemente empurrando adversários que estão por fora também – tentando ultrapassá-lo – para fora da pista em disputas.

De qualquer maneira, o tricampeão mundial lidera o campeonato mundial com 47 pontos de vantagem sobre Lando Norris, com 34 pontos em disputa no fim de semana de Sprint no Brasil e 120 restantes na temporada.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.