Marko confirma irritação de Verstappen com troca de piloto

sexta-feira, 28 de março de 2025 às 9:33

Max Verstappen e Helmut Marko

Helmut Marko, consultor de automobilismo da Red Bull, confirmou que Max Verstappen “não está feliz” com a troca de piloto da equipe depois de apenas duas corridas.

Foi anunciado na manhã de quinta-feira que Liam Lawson e Yuki Tsunoda trocariam de lugar no GP do Japão do próximo fim de semana.

“Liam teve o azar necessário”, declarou Marko ao De Telegraaf. “Durante os dias de testes no Bahrain, ele perdeu bastante tempo por causa de problemas mecânicos”.

“E também durante o TL3 na Austrália, ele perdeu um tempo importante. Então os problemas começaram. A pressão sobre ele ficou cada vez maior”.

“Ele perdeu a confiança, começou a se esforçar cada vez mais, mas cometeu mais erros como resultado. Na China, foi de mal a pior. Somado a isso, nosso carro é muito difícil de pilotar e não é o mais rápido”.

Apesar das dificuldades claras de Lawson, Marko enfatizou que seu rebaixamento de volta para a Racing Bulls não foi uma decisão tomada levianamente.

“Também não foi uma decisão fácil”, insistiu o austríaco. “Mas Liam era como um boxeador ferido. E não o estamos expulsando da Fórmula 1”.

“Ele continua ativo dentro da Red Bull e o carro da Racing Bulls é bom. Também tivemos de tomar decisões semelhantes no passado com Pierre Gasly e Alex Albon”.

“Eles se recuperaram e são pilotos de F1 altamente respeitados. Estamos na posição única de poder fazer isso. Em outra equipe, ele teria deixado a categoria imediatamente”.

A Red Bull recebeu críticas significativas por fazer uma troca de piloto depois de apenas duas corridas, em particular de Verstappen.

O tetracampeão mundial está descontente com a decisão de dispensar Lawson; contudo, Marko insiste que a experiência de Tsunoda é fundamental para o holandês conquistar outro título.

“Sabemos que Max não está feliz”, revelou Marko. “Mas precisamos de dois carros na frente. Não apenas para o campeonato de construtores, mas também para ajudar Max a ganhar seu quinto título mundial”.

“Assim você pode alcançar mais estrategicamente nas corridas. Podemos usar bem a experiência e a forma de Yuki agora. É isso que conta. No fim das contas, isso é uma vantagem para a equipe, portanto também favorável a Max”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.