Marko: Cockpit de “caça” da Red Bull mantém o DNA da F1
quarta-feira, 23 de março de 2016 às 9:27
Solução da Red Bull
A alternativa da Red Bull para o halo de proteção do cockpit seria melhor no caso de acidentes como o de Fernando Alonso em Melbourne.
Essa é a alegação de Helmut Marko, apesar da alternativa recém-apresentada e defendida pela Red Bull já ter sido descartada pela FIA.
“Se Alonso estivesse ferido ou o carro pegando fogo, o sistema do halo certamente teria sido uma desvantagem”, declarou Marko à emissora austríaca Servus TV.
Em Melbourne, a Red Bull revelou pela primeira vez imagens de sua proposta; um conceito de parabrisa que deixa a parte superior aberta para o piloto sair.
De fato, Marko alega que, após uma batida, “o piloto pode sair sozinho”, e disse que em um acidente como o de Felipe Massa em 2009, “o halo não teria prevenido de maneira nenhuma as consequências”.
Segundo Marko, o conceito da Red Bull “oferece uma proteção similar, mas o DNA da Fórmula 1 não é completamente destruído. O único ponto negativo é o parabrisa no caso de óleo ou sujeira”.
Entretanto, Massa disse à revista alemã Auto Motor und Sport que acredita que o conceito da Red Bull poderia comprometer a visibilidade quando o piloto olhar para os lados devido aos dois pilares.
A Red Bull confirmou que o conceito pelo menos foi entregue à FIA para análise.
“Com os vários grupos de trabalho, meu palpite é que um dos dois sistemas será implementado”, afirmou Marko. “Em termos de estética, a maioria está do nosso lado”.
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