Marko admite que futuro de Verstappen na Red Bull está ligado a ele
domingo, 30 de junho de 2024 às 8:15
Max Verstappen, Helmut Marko e Christian Horner
O Dr Helmut Marko reconheceu pela primeira vez que a vaga de Max Verstappen na Red Bull está diretamente ligada à sua própria posição dentro da equipe de F1.
Após um período de relativa paz após as lutas pelo poder no início de 2024, um novo confronto eclodiu entre o pai de Max, Jos, e Christian Horner, no GP da Áustria, de propriedade da empresa de bebidas energéticas.
“Quanto mais barulho há, mais rápido Max pilota”, disse Jos à mídia holandesa no sábado com um sorriso, enquanto Max voltava à melhor forma.
No entanto, este “ruído” foi gerado pelo próprio Jos no Red Bull Ring, onde se retirou de um desfile de lendas, acusando Horner de tentar bloquear ou mesmo sabotar as suas corridas num carro de F1 mais antigo.
O maior risco é que a equipe de Verstappen tenha incluído no contrato de 2028 condições específicas sob as quais o jovem de 26 anos pode sair mais cedo. Uma dessas condições é que o Dr. Helmut Marko sempre faça parte da equipe.
“Precisamos de paz e tranquilidade para garantir o sucesso e foi por isso que nos reunimos”, disse Marko ao jornal Kleine Zeitung, abordando rumores anteriores sobre a sua potencial destituição.
“Tenho contrato até 2026 e, desde que todas as minhas funções se mantenham inalteradas, cumprirei esse contrato”, explicou. “Então a cláusula de rescisão de Max não terá qualquer papel. E suas cláusulas de desempenho são atualmente irrelevantes de qualquer maneira”.
Marko, 81 anos, admitiu que estava descontente com o último conflito Verstappen-Horner. “Eu usaria aqui a palavra alemã jardim de infância”, disse o austríaco. “Estou chateado com tudo isso”.
“Em primeiro lugar, Jos não é exatamente o mais fácil. E Christian não entende que Jos é Jos. Ele não vai mudá-lo e sempre fará o que acha certo. Se isso está realmente certo é outra questão”, completou.
Max, por sua vez, apoiou seu pai e chefe da equipe Red Bull, Horner, para resolver seus problemas pelo bem da equipe. “Acho que eles são maduros o suficiente para falar sobre isso eventualmente”, comentou ele.
“Temos que lembrar que será um ano difícil. Ainda haverá penalidades para mim se eu tiver que trocar um motor. Portanto, estou ocupado tentando conseguir o máximo de pontos possível no momento. Novamente, tudo isso é muito desnecessário e precisa ser melhor abordado”, acrescentou o líder do campeonato mundial.
Christian Horner, f1, formula 1, helmut marko, max verstappen, noticias f1, noticias formula 1 red bull, red bull f1, verstappen f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.