Mais sobre a entrada da Cadillac na Fórmula 1
terça-feira, 3 de dezembro de 2024 às 18:42
Michael Andretti – Andretti Cadillac
A Cadillac recebeu um sinal verde para entrar grid da Fórmula 1 como 11ª equipe em 2026 — e o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, está pronto para fazer uma reverência. A família Andretti também parece feliz. Mario Andretti será conselheiros da equipe Cadillac.
Em fevereiro de 2023, Sulayem e a FIA abriram o processo de inscrição para potenciais 11ª equipes, e o presidente disse que foi “para o inferno e depois voltou” para realmente colocar essa 11ª equipe no grid.
Sulayem “enviado para o inferno” para aprovar a proposta da Cadillac F1
Em fevereiro de 2023, a FIA abriu inscrições para possíveis novas equipes de Fórmula 1 para defender por que elas deveriam se tornar a 11ª equipe no grid. A organização recebeu quatro inscrições “confiáveis”, mas apenas uma obteve aceitação inicial: Andretti Global.
Embora a FIA tenha aprovado a Andretti, a Formula One Management não o fez. Isso significou que a equipe não teria permissão para correr na categoria — embora a FOM tenha admitido que estaria interessada na Cadillac, a submarca da GM que havia assinado com a Andretti, para ingressar na Fórmula 1 como construtora.
As disputas interpessoais entre a FOM e Michael Andretti pareceram contribuir para a rejeição final da equipe; somente depois que Andretti se afastou de sua equipe homônima é que a proposta teve uma chance.
O interessante é que não há registros de que a Andretti Global tenha sido vendida em partes ou em sua totalidade.
O presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, agora declarou que teve que ir ao inferno e voltar apenas para ver a inscrição passar.
Em declarações ao Motorsport, Sulayem destacou a importância da participação da Cadillac no esporte, dizendo: “Fui enviado para o inferno e depois voltei. Essa é a questão. Fui enviado para o inferno.”
Sua decisão de abrir o espaço para potenciais novas equipes de F1 não foi bem recebida pela atual lista de equipes. Como os prêmios são retirados do mesmo fundo, o raciocínio das equipes atuais é que a entrada de uma 11ª equipe significa que as equipes existentes receberão uma fatia menor do bolo no final do ano.
A investigação do Departamento de Estado dos EUA, através do FBI, sobre as leis antitruste norte-americanas, também contribuiu bastante para a reviravolta do caso.
Michael Andretti disse à Associated Press que “o momento era certo” para ele passar a liderança de sua organização de corrida Andretti Global para Dan Towriss, que ele não foi afastado por ninguém e que ainda tem participação acionária na equipe, ao contrário do que algumas mídias publicaram.
“Estamos trabalhando nisso há alguns meses. Para mim, onde estou na minha vida e o que quero fazer, o momento era certo para eu assumir um papel um pouco diferente na equipe”, Andretti, que tem gêmeos de 10 anos e recentemente se tornou avô, disse à AP. “Um papel em que não preciso estar nele todos os dias e ainda posso permanecer envolvido porque estarei envolvido como consultor e também como embaixador. Eu e Dan fizemos um acordo e estamos ambos felizes com o que criamos.”
A equipe Cadillac F1 usará as instalações da Andretti Global em Silverstone, de acordo com a reportagem da AP, e a liderança atual permanecerá no lugar.
Andretti Global, cadillac f1, Dan Towriss F1, michael andretti, noticias f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.