Lotus pede mudanças na premiação financeira da Formula 1
quarta-feira, 7 de maio de 2014 às 9:43
Gerard Lopez
A Fórmula 1 precisa repensar sua estrutura de premiação financeira se quiser garantir a sobrevivência de todas as suas equipes, alega Gerard Lopez, proprietário da Lotus.
“A categoria precisa encontrar um modo melhor de encapsular a igualdade financeira”, declarou ele ao site Autosport. “O que era válido há dois anos talvez não seja mais – em termos do rumo que a categoria está tomando”.
“Dois anos atrás, nos disseram que os motores seriam mais duráveis e baratos do que os que tínhamos – mas eles custam quase o dobro agora. Os bilaterais eram válidos há dois anos. Hoje, o que vale é que a Fórmula 1 ainda precisa atrair patrocinadores, o que não vem acontecendo como no início dos anos 2000 ou final dos 90”.
Lopez acredita que os chefes da Fórmula 1 deveriam fazer mais a fim de proteger o interesse de todos os participantes, e não apenas das equipes de ponta.
“Não é um esporte que pode se dar ao luxo de perder alguma equipe”, disse ele. “Se você estivesse jogando na Champions League e houvesse um risco de perder o Real Madri, Barcelona ou Bayern de Munique, seria impossível imaginar isso”.
“Não deve ser diferente na Fórmula 1. A idéia deveria ser ter quase um sistema de franquia, e analisar como distribuir mais igualmente a renda. Não estou dizendo que todos precisam receber o mesmo – mas como você garante que todas as equipes em cada nível tenham o suficiente para sustentar uma boa campanha e proporcionar um bom espetáculo”.
Porém, além de uma distribuição melhor da renda da categoria, Lopez acha que alguma forma de controle de custos também é essencial – o que ele acredita que será melhor alcançado com a restrição do desenvolvimento aerodinâmico.
“Seria fácil demais dizer que todos nós queremos dinheiro, porque a Fórmula 1 é projetada de uma maneira que você gasta mais quando tem mais. Então, como garantir que a base de custos também seja estabilizada visando evitar que tenhamos situações que saiam do controle?”
autoracing, corte, custos, equipe, estrutura, f1, financeira, formula 1, formula-1, gerard lopez, lotus, medidas, mudanças, noticias, premiação, proprietario, sobrevivência
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.