Líder do GRC, Piquet Jr volta ao palco de seu início nos Estados Unidos
sexta-feira, 22 de agosto de 2014 às 12:00
Nelsinho Piquet
A segunda metade da temporada 2014 do Red Bull Global Rallycross Championship começa neste final de semana e marca a estreia de um dos principais autódromos do mundo na categoria. A sexta etapa da temporada está marcada para Daytona, o local de nascimento da Nascar no final dos anos 1940.
Foi em Daytona em 2010 que Nelsinho Piquet reiniciou sua carreira, quando focou os carros de turismo e o automobilismo norte-americano. “É um lugar especial para mim. Foi em Daytona meu começo na Nascar e não poderia ter local mais importante para buscar minha primeira vitória no rallycross. Já andei aqui de Arca, Nascar Trucks, Nationwide e protótipo. Espero que a vitória venha passando pela terra e pelo joker”, afirmou o brasiliense, em alusão a duas características essenciais do rallycross: a mescla de superfícies e o atalho, de uso obrigatório em uma volta de cada bateria do final de semana.
Finalista em todos os eventos do ano, Piquet Jr lidera o campeonato com margem de 46 pontos para o segundo colocado. Na prova de abertura do ano em Barbados, o pódio escapou por 77 milésimos de segundo. Desde então, o Fiesta ST #07 terminou todas as etapas entre os três primeiros: foi bronze nos XGames de Austin e em Charlotte e vice-campeão em Nova York e Washington.
“O time faz um trabalho exemplar e merece uma vitória. Mas ao mesmo tempo temos que pensar na consistência e em ampliar nossa vantagem no campeonato”, observou o competidor.
Depois de uma etapa majoritariamente em terra há um mês em Charlotte, a pista de Daytona volta às características dos primeiros traçados, com mais de 70% de sua extensão pavimentada. “Gostei do layout. É a pista mais longa do ano até agora, com quase uma milha (1,6km). O traçado parece bem técnico e vai proporcionar as disputas que tanto atraem os fãs do rallycross”, comentou Piquet Jr depois de caminhar pela pista na manhã desta sexta-feira.
O piloto mais uma vez teve uma semana agitada, com passagem pelo Reino Unido onde realizou o último teste de Fórmula E com o Team China antes de ser confirmado pela escuderia como piloto titular na primeira temporada dos novos carros elétricos.
“Claro que estou contente por as coisas terem dado certo lá e orgulhoso de fazer parte de um conceito tão inovador no automobilismo mundial. Mas o foco agora é total no rallycross, que é minha competição prioritária na temporada 2014. Acho errado pensarem o negócio da Fórmula E como um ressurgimento mirabolante ou um acontecimento espetacular na minha carreira. Acontecimentos expressivos são ter vencido corridas de Nascar em três divisões diferentes ou liderar o campeonato de rallycross em meu primeiro ano completo”, frisou Piquet.
As atividades de pista no Daytona International Speedway começam nesta sexta-feira com treinos livres, a tomada de tempo e duas rodadas de baterias preliminares que distribuem pontos no campeonato. No sábado acontecem as semifinais, repescagem e a finalíssima (prevista para 15h de Brasília).
GRC Supercars – Classificação após cinco etapas (top5):
1. Nelson Piquet Jr 227 pontos
2. Scott Speed 181
3. Steve Arpin 164
4. Joni Wiman 162
5. Ken Block 155
daytona, fiesta, nascar, nelsinho piquet, pontos, rallycross, red bull
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.