Lewis Hamilton pode sofrer punição de grid em Monza
quarta-feira, 8 de setembro de 2021 às 12:19
UP – Unidade de Potência Mercedes
A equipe Mercedes está considerando introduzir um quarto motor no GP da Itália, o que acarretaria em punição de grid, uma vez que o regulamento só permite 3 UPs na temporada.
Lewis Hamilton parou na pista durante o TL2 do GP da Holanda no último fim de semana devido a uma falha na UP.
Com nove corridas restantes no calendário, a Mercedes está considerando Monza como um local possível para ser atingida pelas punições de grid.
Falando no IAA MOBILITY em Munique, o chefe da equipe, Toto Wolff, disse: “Nossos motores … um componente crítico que falha, às vezes falha. Bem, precisamos pegar outro na Itália esta semana.”
Um porta-voz da Mercedes confirmou que nenhuma decisão ainda foi tomada, mas que Monza pode apresentar uma oportunidade para adicionar uma quarta UP este ano e que se a oportunidade se apresentar, a equipe seria tola em não aproveitá-la.
Embora não confirme qual piloto poderia usar a nova UP, os problemas em Zandvoort de Hamilton o tornam o candidato mais provável.
Depois de sofrer danos na batida de Silverstone, Max Verstappen também enfrenta uma grande possibilidade de receber uma punição no grid durante o ano.
Com a passagem menos problemática em Monza do que em outras pistas restantes no calendário, é possível que a Red Bull também veja o próximo fim de semana como uma oportunidade para fazer uma mudança semelhante.
A Mercedes venceu 5 das últimas 7 corridas em Monza, embora o sucesso tenha escapado à equipe em cada um dos últimos dois anos. Em 2020 o vencedor foi Pierre Gasly, depois que Hamilton recebeu uma punição no meio da corrida por entrar no box quando o mesmo estava fechado. Em 2019 Leclerc venceu com sua Ferrari equipada com uma UP fora do regulamento.
A Red Bull ainda perde por 12 pontos na classificação de construtores, mas depois que Verstappen recuperou a liderança na batalha de pilotos em Zandvoort, a Mercedes tem uma tarefa nas mãos.
“Temos nove corridas pela frente nesta luta pelo campeonato e a batalha só vai ficar mais intensa, mas nossa missão é clara”, disse Wolff.
“Ao visitarmos Monza para terminar esta sequência tripla de corridas, enfrentamos uma pista e um desafio completamente diferentes, o que é emocionante para todos nós. É um circuito histórico e único, com os níveis de downforce mais baixos da temporada e a maior parte da volta sendo percorrida de pé cravado.”
“É também o segundo fim de semana de corrida com o formato de corrida custa de classificação então isso vai adicionar um tempero extra à mistura também. Aprendemos lições sobre o novo formato em Silverstone e estamos ansiosos para trazer esse conhecimento conosco neste fim de semana.”
formula 1 2021, GP Monza F1 2021, Hamilton punição grid, mercedes formula 1, Punição de grid Formula 1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.